Compartilhe

sábado, 16 de novembro de 2013

COISAS DO PT: COMISSÃO ELEITORAL APONTA SEGUNDO TURNO, MAS MONTEIRO VAI SE AUTOPROCLAMAR PRESIDENTE

Apenas metade da comissão eleitoral assina o documento que garante o segundo turno 
Cada dia mais esquizofrênico, o PT do Maranhão tem duas decisões sobre o Processo de Eleição Direta (PED), que elege os presidentes e chapas para os diretórios municipais, estaduais e nacional do partido.

Segundo uma parte da comissão eleitoral do PED no Maranhão, haverá segundo entre Raimundo Monteiro e Henrique Silva. Porém, Monteiro incorpora "o cara", à revelia do resultado oficial.

"Vou me autoproclamar presidente", decretou Monteiro ao blogue, afirmando que já fez isso no PED anterior (2009). O suposto presidente disse ainda que o segundo colocado, Henrique Silva, "gastou muito dinheiro" na eleição e por isso está insatisfeito com o resultado.

Monteiro fala em dinheiro como corda em casa de enforcado, já que ele é o principal denunciado por compra de votos e fraude generalizada no PED do Maranhão.

Resultado oficial e intervenção

Metade da comissão eleitoral do PED, composta por seis membros, divulgou uma nota com o resultado da apuração. Pelos dados apresentados, Monteiro não atingiu a meta e  50% + 1 dos votos, que lhe dariam a vitória no primeiro turno (veja imagem).

Ocorre que a nota da comissão é assinada apenas por três membros: Joab Jeremias, Raimundo França Dutra e Ricardo Ferro.

Os demais integrantes a comissão, ligados a Monteiro e ao vice-governador Washington Oliveira (WO), não assinaram o documento. São eles: Juscelina Alves, Paulo Romão e Cecilia Amin.

Inquirido pelo blogue, Raimundo Monteiro disse que "já ganhou" e "está eleito", anunciando que uma trinca de dirigentes nacionais do PT vai desembarcar em São Luís terça-feira para "acompanhar" o PED no Maranhão.

É provável que o trio nacional petista venha a São Luis fazer Monteiro presidente na marra, como já é costume do politburo petista, sob a orientação do detento José Dirceu, melhor amigo de José Sarney na República.

A eleição do PT no Maranhão é um assunto da cozinha da governadora Roseana Sarney (PMDB), bastante interessada na vitória de Monteiro, visando impedir o apoio da presidente Dilma Roussef à candidatura de Flavio Dino (PCdoB) ao governo do Maranhão.

Para a oligarquia Sarney, o apoio do governo federal ao candidato do Palácio dos Leões, Luís Fernando Silva, é decisivo.

Monteiro é apenas uma peça descartável no jogo, mas se julga importante, a ponto de autoproclamar-se presidente.

Em que pese a aparente segurança da intervenção do diretório nacional do PT para assegurar-lhe a vitória no tapetão, Monteiro já monta o plano B, qual seja: o segundo turno dia 24, quando tudo pode acontecer.

Nenhum comentário: