Compartilhe

sábado, 23 de novembro de 2013

PED PT: HENRIQUE SOUZA GARANTE SEGUNDO TURNO E DENUNCIA MANOBRAS DE WASHINGTON OLIVEIRA E RAIMUNDO MONTEIRO

Em uma longa e detalhada carta disponibilizada aos petistas, o candidato a presidente do diretório estadual Henrique Sousa volta a afirmar que a realização do segundo turno está garantida, neste domingo (24), em todos os municípios que votaram na primeira etapa.

No texto abaixo, Henrique denuncia as tramas do vice-governador Washington Oliveira (WO) para confundir os filiados para evitar a votação, com o objetivo de ganhar a eleição no tapetão.

Veja a carta de Henrique Souza:

Companheiros e companheiras,

Quero denunciar aqui mais uma manobra de Monteiro e do grupo de Washington neste PED (Processo de Eleição Direta) de 2013. 

O golpe da vez é a desinformação que está sendo feita por Monteiro e seus aliados, ao espalhar que não haverá segundo turno no Maranhão. 

A vice-governadoria de Washington, enquanto ele ainda é o vice, porque logo, logo, deixará o cargo para assumir a sinecura do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que ele negociou com a governadora Roseana Sarney, transformou-se num call center.

São vários assessores dele disparando ligações para os municípios, dizendo que não haverá a votação domingo, e que a eleição já está decidida. 

É mentira!

Essa é mais uma das muitas patacoadas de Monteiro neste PED. Ele, que se autoproclamou presidente por uma apuração feita por ele mesmo, vem sendo sistematicamente desmentido pelas instâncias partidárias.

Na última segunda-feira (18), por solicitação de Monteiro (quase implorou, alegando que não poderiam tirar o direito dele de recorrer para o diretório nacional do resultado proclamado), pediu que fosse realizada reunião da executiva para deliberar sobre recursos que ele apresentou na comissão eleitoral.

Os dirigentes estaduais Augusto Lobato, Mundico Teixeira, Joab Jeremias, Zé Carlos, Janete Amorim, Edmilson Carneiro, Nice de Penalva, Genilson Alves, Marcio Jardim, Dutra de Caxias e Ivaldo Coqueiro atenderam ao apelo e na terça-feira (19) realizaram a reunião pedida por ele, cujos trabalhos foram dirigidos por ele mesmo, que encaminhou todas as votações, fez acordos de apuração de alguns municípios que estavam fora da totalização e perdeu no essencial.

Foi voto vencido no resultado que a comissão eleitoral havia proclamado desde quinta-feira passada. 

Mais uma vez, agora votado na executiva estadual, que além dos dirigentes citados, contou com o voto e presenças dos aliados de Monteiro (Inácio, Jucelina, Socorro Lago, Cecília Amin e Paulo Romão), que não vota, por 11 votos a 5, foi ratificada a decisão da comissão eleitoral de eleição em segundo turno no Maranhão, com inclusão de 9 municípios na totalização, o que não muda o resultado da eleição, que terá que ir para o segundo turno. 

O coordenador da comissão eleitoral, Ivaldo Coqueiro, já enviou a minuta da reunião proclamando mais uma vez o resultado (agora por decisão de instância) para o PT nacional e hoje o Sisped deve abrir para inclusão dos dados para gerar o material do segundo turno, porque ontem foi feriado em São Paulo, onde o sistema é operado.

Quero pedir a todos que fiquem alerta! Os membros da comissão eleitoral, que irão receber o material nos municípios, anunciem e prepararem a eleição de domingo. 

Os municípios que Monteiro tem controle provavelmente irão boicotar a eleição, mas não adianta. Segundo o regulamento do PED, no segundo turno não há quórum de participação e qualquer número de municípios que participarem do processo elege o presidente. 

Portanto, problema dele se quiser abrir mão da disputa. O que ele não pode é irresponsavelmente desinformar o filiado e tumultuar o processo, porque está com medo da disputa.

O que está por trás disso todos nós sabemos. Fizeram um acordo com a governadora Roseana Sarney , que seria a renúncia de Washington Oliveira para o TCE, acordo que eles passaram a campanha do PED todinha negando.

Blefaram que ele seria governador ano que vem, iludiram prefeitos petistas, vereadores e os próprios aliados internos deles com essa balela, quando na verdade o acerto já estava feito, só esperando o PED passar.

Achavam que com a máquina do estado, dos cargos federais, da pressão dos prefeitos sob a base, da secretaria de Ciência e Tecnologia e sua centena de bolsas e empregos temporários, fariam eles ganharem no primeiro turno.

Não ganharam e agora apelam para todo tipo de artimanha para tentar evitar a derrota que se anuncia. 

É preciso que os filiados se mobilizem para domingo e possamos dar uma resposta à altura. Vamos legitimar a eleição, não dar a eles o argumento que o filiado não participou do processo.

Sabemos que essas manobras contam com a omissão da direção nacional também, principalmente dos dirigentes da CNB nacional, pelo fato de ocuparem postos-chave na executiva do PT nacional.

Os referidos dirigentes fazem ouvido de mercador para os desatinos de Monteiro e seu grupo. Mas, como todas as instâncias no estado (comissão eleitoral e executiva) têm tomado decisões dentro da regra e do regulamento, não sabem o que fazer, e na verdade nem tem o que fazer. 

Só se fizerem um regulamento exclusivo pra Monteiro. Um regulamento que diga que a eleição pode ser apurada por ele mesmo, do jeito que ele quiser, pra ter o resultado que ele quer. 

Para encerrar, para não restar dúvida do desespero deles, ainda que totalizássemos a indecência das quitações coletivas, ainda assim teríamos segundo turno, pois a soma de todos os candidatos é superior aos votos dados a ele.

Washington, quase ex-vice governador e ex-petista, porque para assumir a sinecura do TCE ele terá que se desfiliar do PT, afirmou na radio Capital AM, em São Luís, que se tivesse 10 outros turnos, Monteiro e o grupo dele ganhariam o PED.

Pois eu digo: não precisa de 10 não, só precisa ter mais um. O que está previsto no regulamento do PT. Segundo turno que vocês não querem enfrentar. Vamos lá, disputem para ver quem ganha...


Henrique Souza, candidato à presidência do PT-MA.

Nenhum comentário: