Compartilhe

terça-feira, 19 de novembro de 2013

SARNEY PODE TROCAR LUIS FERNANDO POR EDISON LOBÃO NA DISPUTA PELO GOVERNO DO MARANHÃO

É crítica a situação do candidato a governador Luís Fernando Silva (PMDB) na oligarquia Sarney. 

Sem arrancada nas pesquisas, apesar da superexposição midiática, Luís Fernando pode ser trocado pelo ministro Edison Lobão (PMDB).

O assunto já foi tratado com ambos pelo senador José Sarney (PMDB-AP).


A governadora Roseana Sarney não é muito simpática à ideia de troca, mas deve ceder.


O acordo para trocar o candidato pode até passar pela colocação de Luís Fernando na condição de vice-governador na chapa liderada por Lobão.


Porém, essa hipótese criaria um problema:  a costura de uma chapa pura do PMDB, formada por Lobão e Luis Fernando.


Mudança de planos


A possibilidade de Lobão ser o candidato ao Palácio dos Leões muda o projeto da eleição indireta de Luis Fernando na Assembleia Legislativa, mediante a ida do vice-governador Washington Oliveira (PT) para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).


Até agora já está acertado que Oliveira vai para o TCE, abrindo vaga na linha sucessória para que a Assembleia Legislativa eleja indiretamente o governador.


Seguindo esse plano, Luis Fernando seria eleito pelos deputados estaduais no início de 2014 e disputaria sua própria reeleição em outubro.

Com a estagnação das pesquisas, ele deve sair da condição de governador precoce para vice.

Negócios em jogo

Outro ponto a considerar na troca de Lobão por Luis Fernando é o controle dos negócios privados no Governo do Maranhão: contratos com empreiteiras, transações financeiras, controle dos serviços na estrutura do estado e os privilégios dos aliados.

O núcleo duro da família Sarney prefere Luis Fernando como governador porque ele é mais facilmente controlado, principalmente pelos caprichos de Roseana.

A candidatura de Edison Lobão coloca no centro do poder o primogênito Lobão Filho, senador e empresário, que não obedece totalmente os comandos de Roseana.

A governadora quer um sucessor no qual ela posa mandar e humilhar sempre que quiser. O ideal para esse perfil é Luis Fernando.

Com os lobos ela teria problemas.

Nenhum comentário: