Compartilhe

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

CENÁRIOS DO CRIME

A execução de Joaquim Laurixto recoloca na pauta o crime organizado no Maranhão.

Desde o assassinato do deputado federal Davi Alves Silva, e posteriormente a prisão dos deputados José Gerardo e Chico Caíca, os “órfãos” do crime, em seus vários tentáculos, abrigaram-se nos subterrâneos da política.

De 2007 para cá, dois prefeitos foram assassinados sem nenhum esclarecimento consistente das autoridades policiais.

Aliás, integrantes da própria Polícia Militar teriam participado do assassinato do prefeito Bertim, de Presidente Vargas.

Há um ambiente de beligerância no Maranhão, abafado durante a gestão de Raimundo Cutrim na Secretaria de Segurança.

Com a vitória do PSDB nos principais colégios eleitorais, há uma forte tendência de retomada do coronelismo e da intolerância.

Simultaneamente, há uma flexibilização para a corrupção e a violência. O primeiro a ser executado, por ironia da História, foi Gerô - o menestrel da Libertação.

Depois os prefeitos e agora Laurixto, um dos ases do crime organizado. Quem será a próxima vítima?

3 comentários:

Anônimo disse...

É amigo Ed Wilson, no Maranhão acontece determinadas coisas que a gente não consegue entender ou não quer. Achei que pistolagem pertencessem a coroneis e elites de extrema direita, mas acho que estou enganado. Existe muita coisa por traz desses assassitanatos que a nossa vã filosofia terrena não entende

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Anselmo,
A vitória do PSDB em São Luís, Imperatriz e Açailândia expressa justamente a extrema direita, com retoques de coronelismo.
Ed

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Anselmo,
A vitória do PSDB em São Luís, Imperatriz e Açailândia expressa justamente a extrema direita, com retoques de coronelismo.
Ed