Compartilhe

sábado, 8 de outubro de 2011

CAMINHADA CELEBRA 4 ANOS DA FUNDAÇÃO JPA NA CIDADE OLÍMPICA

A Fundação Justiça e Paz se Abraçarão (JPA) comemora o aniversário de quatro anos dia 12 de outubro, realizando a II Caminhada pela Paz. A marcha vai reunir entidades comunitárias, religiosos e moradores da Cidade Olímpica e outros bairros do entorno.

A manifestação para celebrar o aniversário vai começar às 16 horas, na igreja do Divino Espírito Santo, no bairro Geniparana. Às 16h30 será celebrada uma missa em ação de graças pelos quatro anos da JPA.

Após a missa começará a II Caminhada pela Paz, que vai percorrer as avenidas 2, seguindo pela 23 de março e depois na avenida 1 (Jailson Viana), encerrando na paróquia Santíssima Trindade.

Ao longo da caminhada haverá quatro paradas para reflexão, correspondentes aos quatro anos da JPA. Em cada parada a caminhada vai abordar temas relacionados ao dia a dia dos moradores do bairro: Paz e Educação, Paz e Meio Ambiente, Paz e Segurança, Paz e Transporte.

A primeira parada acontece em frente à Escola UEB Cidade Olímpica; a segunda no Lixão da Baixa; a terceira em frente ao posto da Polícia Militar; e a quarta no “Povão”, na avenida Jailson Viana.

No final da caminhada será feito sorteio de presentes para crianças dos bairros e venda de lanches.

O QUE É A JPA

A Fundação Justiça e Paz se Abraçarão (JPA) foi criada em 12 de outubro de 2007, sediada no bairro da Cidade Olímpica, um dos maiores conglomerados humanos de São Luis, com cerca de 90 mil moradores, segundo dados colhidos por várias entidades que atuam na área: Associação dos Moradores, Plan Internacional, Grupo de Apoio às Comunidades Carentes (GACC) e IBGE.

Dirigida por padres italianos da Diocese de Verona, atuando na Arquidiocese de São Luís, a fundação conta ainda com o apoio de famílias missionárias da Europa, que colaboram em algumas atividades da JPA. O funcionamento efetivo da entidade deu-se a partir de 12 de novembro de 2008, quando conseguiu o registro definitivo. A JPA tem expediente diário, das 14h às 17h, na sede situada à R-14, Q-99, C-12. CEP 65058 – 320. Fone: 3257 9120.

O nome da entidade, combinando o “abraço” entre as expressões “justiça” e “paz” é inspirado no salmo 85, versículo 15; e em outros textos com o mesmo sentido salmo 97, versículo 2; e do livro de Isaías 45, versículo 8. Atente-se para que o bordão “justiça e paz se abraçarão” foi utilizado na Campanha da Fraternidade, da Igreja Católica, em 1996, com uma abordagem sobre fraternidade e política.

A JPA nasceu de uma série de ações da Paróquia Santíssima Trindade, diante da ausência de políticas públicas e da intervenção efetiva da Prefeitura de São Luís e do Governo do Estado na urbanização do bairro.

Por iniciativa da paróquia, ações sociais e educacionais começaram a ser implantadas visando atender às necessidades urgentes das comunidades, sem a perspectiva assistencialista, mas visando a um processo de empoderamento dos leigos através da catequese e da construção de consciência crítica.

Um comentário:

Carlos Leen Santiago disse...

Caro Ed Wilson se possivel repercuta este artigo sobre os graves problemas na esfera cultural de Imperatriz. Estamos numa batalha feroz por nossos direitos que a gestão tucana não reconhece: http://carlosleen.blogspot.com/2011/10/segue-pasmaceira-na-cultura-de.html

Muito grato