Compartilhe

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

INTÉRPRETES DE MÚSICA MEDIEVAL VÃO FAZER APRESENTAÇÕES EM SÃO LUÍS

Os músicos, professores/doutores e pesquisadores Lenora Pinto Mendes e Márcio Paes Selles, intérpretes de Música Antiga (medieval, renascentista e barroca), vão estar em São Luís, de 11 (terça-feira) a 14 de outubro (sexta), participando do IV Encontro Internacional de História Antiga e Medieval.

Organizado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), entre outras instituições, o evento é realizado a cada dois anos na capital maranhense . O encontro será realizado no Rio Poty Hotel, localizado no bairro da Ponta da Areia. Informações:
http://antigamedievalma.blogspot.com/

No evento, Lenora Pinto Mendes e Márcio Selles apresentam um concerto na programação de abertura, na terça, às 20h. Na quarta e quinta, ministram uma oficina sobre música medieval, das 14h às 16h.

Na quinta, às 20h30, o casal também participa do sarau Papoético, realizado na livraria e sebo Chico Discos, situado na Rua de São João (esquina com a Rua dos Afogados), no Centro de São Luís. O evento tem entrada franca.

Márcio Selles é mestre em Música Antiga pelo Sarah Lawrence College de New York (USA) e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrou os grupos Música Antiga da UFF e Longa Florata.

Lenora Pinto Mendes é formada na Universidade Federal do Rio de Janeiro em Educação Artística, com habilitação para música e doutora em História Medieval pela UFF. É integrante do grupo Música Antiga da UFF, desde a sua fundação. O conjunto é um dos mais importantes em atividade, no Brasil, dedicados à interpretação de música medieval e renascentista européia.

Juntos, Márcio Selles e Lenora Mendes formam o Ductia, um duo também dedicado à interpretação do repertório medieval e renascentista europeu, com cópias de instrumentos originais de época, a exemplo de flauta, viola de gamba e dulcimer .

Em 1995, o casal fundou a Orquestra de Cordas da Grota, resultado de um trabalho voluntário de arte-educação com crianças e adolescentes na comunidade do morro da Grota do Surucucu, em São Francisco , na cidade de Niterói (RJ). Em mais de 10 anos de trajetória a orquestra barroca conta hoje com uma agenda regular de apresentações, inclusive internacionais. Gravou CD e vêm ampliando
sua atuação através do investimento em profissionalização dos seus músicos. Informações: http://www.espacoculturaldagrota.org.br/new/

Jornalista responsável: Eduardo Júlio

Nenhum comentário: