Compartilhe

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

SINDICATO DOS JORNALISTAS PROMOVE CURSO SOBRE JORNALISMO NA ESFERA DIGITAL

O Sindicato dos Jornalistas do Maranhão promove o curso “O jornalismo na esfera digital”, dias 26 e 27 deste mês, no auditório do Jornal O Imparcial. As inscrições tiveram início desde segunda-feira (15), na Livraria Poeme-se (Centro Histórico) e no Sindicato dos Jornalistas (Casa do Trabalhador – Calhau). As vagas são limitadas.

Na ocasião, serão abordados temas como: o transcurso do jornalismo romântico ao digital; Formas jornalísticas: gêneros, valores notícia e fait divers; Fundamentos do Webjornalismo e Webjornalismo aplicado. Os temas serão explanados pelos palestrantes convidados Carlos Agostinho Almeida de Macedo Couto e, Li-Chang Cristina Sousa.  Ambos são jornalistas de formação e professores da UFMA.

Para o professor Carlos Agostinho - mestre e doutor em Políticas Públicas, com atuação focada em meios de comunicação – “é importante discutirmos temas relevantes para o jornalismo contemporâneo com os profissionais da área e com a sociedade. Eu trabalharei mais especificamente com a parte de fundamentação dos conceitos jornalísticos inerentes ao curso e discutirei as relações dos conceitos originais - como narrativa, gêneros, formas - com a contemporaneidade”.

A palestrante Li-Chang Cristina - mestre em Comunicação e doutora em Ciências Sociais -  diz que  a academia deve se aproximar do mercado e vice-versa. “Não é concebível que o nosso modelo de universidade se mantenha distante das demandas do mercado. Após formados, os jornalistas viram técnicos que não pensam a sua atividade profissional. Mercado e academia devem estar em constante articulação e essa iniciativa envolvendo o Sindicato dos Jornalistas é um passo importante para a construção de uma relação mais estreita entre essas duas esferas. Tratarei da parte mais prática do curso: texto aplicado ao webjornalismo, Wiki Jornalismo, jornalismo em redes sociais e blogs”.

Já o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Maranhão, Douglas Cunha, destaca que a iniciativa vem satisfazer uma necessidade da categoria e cumpre um dos compromissos da atual diretoria que é proporcionar qualificação visando aprimora as competências profissionais dos jornalistas.

SERVIÇO

O Que: Curso “O Jornalismo na Esfera Digital”

Quando: 26 e 27/09

Onde: Auditório de O Imparcial

Quanto: 70 reais estudantes / 90 reais profissionais.

Inscrições: Sindicato dos Jornalistas (Casa do Trabalhador) e
Livraria Poeme-se (Praia Grande – 3232 4068 – Centro Histórico)

Contatos: (98) 8140 5891 / paradadosaber@gmail.com

Nenhum comentário: