Compartilhe

terça-feira, 14 de outubro de 2014

EX-PETISTAS: SURPRESA, MÉRITO E CONSTRANGIMENTO

O resultado das eleições 2014 revelou pelo menos uma surpresa: o deputado federal Domingos Dutra (SD) não conseguiu a reeleição.

Considerado bom de voto pelos aliados e adversários, esperava-se Dutra na faixa de 80 mil sufrágios, repetindo a votação de 2010, mas ele ficou apenas nos 40 mil, metade do ano anterior.

Um dos principais críticos da oligarquia, fazendo a campanha totalmente focada e personalizada no combate a José Sarney, a quem apelidou de “futi”, o ex-petista Domingos Dutra não se reelegeu justamente no momento histórico mais importante do Maranhão – a derrota de Sarney.

Foi, sem dúvida, uma injustiça. Dutra merecia ganhar na eleição em que Sarney perdeu.

Ameaçado de expulsão do PT, por não ter se rendido à aliança com o PMDB, Dutra mudou de partido. Ingressou no Solidariedade (SD).

Bira do Pindaré, também ameaçado de expulsão, migrou para o PSB.

Ao contrário de Dutra, que perdeu, Bira foi reeleito deputado estadual com quase 40 mil votos.

O primeiro mandato foi marcado por uma oposição consistente ao governo Roseana Sarney (PMDB), credenciando-o à reeleição.

Bira foi eleito com méritos e está cotado para ser o líder do governo Flávio Dino (PCdoB) na Assembleia Legislativa, mas enfrenta um constrangimento – o PSB declarou apoio a Aécio Neves (PSDB).

Militante histórico do PT, onde fez toda a carreira política, Bira sempre foi alinhado de primeira hora das campanhas de Lula e Dilma.

Agora, enfrenta a situação delicada de estar em um partido que apoia o tucano Aécio Neves.

Se Aécio vier fazer campanha em São Luis, Bira deve viajar.

Não faz sentido caminhar ao lado do tucano, se no coração de Bira ainda bate PT.

Nenhum comentário: