Compartilhe

domingo, 5 de agosto de 2012

10 FILMES SOBRE JORNALISMO

Uma dica para quem trabalha na área de Comunicação. Seguem os filmes e as respectivas resenhas:

1- O Preço da Coragem (A Mighty Heart)

O repórter do Wall Street Journal, Daniel Pearl, foi para o Paquistão com a missão de entrevistar um fundamentalista paquistanês. A mulher grávida, Mariane Pearl, também jornalista, embarca numa busca para encontrar o seu marido. A história serve para lembrar os riscos e os sacrifícios que os corajosos jornalistas enfrentam para fazer as notícias. Angelina Jolie interpreta o papel de esposa.

2- O Grande Carnaval (Ace in the Hole)

O filme relata a história de um repórter que, finalmente, consegue uma oportunidade para cobrir uma história nacional. As coisas, no entanto, perdem o controlo quando a personagem, interpretado por Douglas Kirk, trabalha para resgatar a sua carreira nessa incrível história.

3- A Calúnia (Absense of Malice)

Um promotor de justiça frustrado acusa, falsamente, a máfia pela morte do filho. O promotor passa a informação errada à jornalista Megan Carter, que cobre a história. É um enredo interessante sobre as implicações que as acusações falsas têm ao circular nos media.

4- Todos os Homens do Presidente (All the President’s Men)

É um dos maiores filmes sobre o jornalismo de investigação. Foi o responsável por fazer muitos estudantes quererem seguir jornalismo nos anos 80. O filme ganhou 4 Oscar e foi nomeado em mais de 4 categorias.

5- Quase Famosos (Almost Famous)

É a história do diretor Cameron Crowe que conseguiu o emprego dos seus sonhos na Rolling Stone. Crowe sabe que dar destaque ao rock não é o que ele realmente queria fazer. O filme ganhou o Oscar de melhor guião e teve mais 3 nomeações.

6- O Repórter – A Lenda de Ron Burgundy (Anchorman: The Legend of Ron Burgundy)

Will Ferrer interpreta o papel de um importante pivô que fala sobre os negócios nos anos 1970. Mas ele tem que contar com a forte concorrência de uma mulher (Christina Applegate), que está a provar ser melhor do que o seu concorrente.

7- Balibo

O filme conta a morte de 5 jornalistas que foram a Timor Leste quando da invasão da Indonésia, em 1975. Roger East (correspondente de guerras) e José Romos-Horta (vencedor do Prémio Nobel) cobriram a história.

8- Edição Especial (Broadcast News)

Metade comédia, metade drama e um pouco de romance fazem com que o filme seja favorito entre os jornalistas. Nomeado para 7 Oscar, é um dos filmes que não podes perder.

9- Capote

O filme é baseado na investigação que Truman Capote realizou sobre um assassinato brutal de uma família no Kansas. Philip Seymour Hoffman ganhou o Óscar de melhor ator e a produção foi nomeada a 4 outros prémios.

10- Cidadão Kane (Citizen Kane)

Realizado e interpretado por Orson Welles, o filme ganhou o Óscar de melhor guião, cenário e foi nomeado a outros 8 prémios, incluindo o de melhor ator e melhor fotografia. Através de flashbacks, o filme mostra como Charles Foster Kane, magnata de um jornal, garantiu toda a sua fama e como, eventualmente, caiu em desgraça.

Nenhum comentário: