Compartilhe

sábado, 25 de agosto de 2012

AS TRÊS CANDIDATURAS DA OLIGARQUIA SARNEY À PREFEITURA DE SÃO LUÍS

PLANO A
Castelo, ao centro, rodeado de seus companheiros de "ideologia"

A imagem acima sintetiza várias análises feitas neste blogue sobre as relações entre os coronéis José Sarney (PMDB) e João Castelo (PSDB). Compadres e correligionários de longas datas, eles se igualam na forma de fazer política.

Ambos representam o atraso do Maranhão. Entre eles há um pacto pela manutenção do poder para atender aos interesses privados das duas famílias.

As supostas divergências entre o Palácio dos Leões e o Palácio La Ravardière são apenas aparências para iludir os incautos.

No fundo, Castelo & Sarney são o mesmo bicho político. E para as duas famílias e seus interesses particulares, é melhor que Castelo seja reeleito prefeito de São Luís.

Portanto, Castelo é o candidato PRA VALER da oligarquia Sarney. É a favor de Castelo que o governo Roseana Sarney (PMDB) vai operar no segundo turno, contra o provável adversário Edivaldo Holanda Junior (PTC).

Em 2012, o pacto entre Sarney e Castelo é pela derrota de Flavio Dino (PCdoB), pretenso candidato a governador em 2014. A ousadia do comunista é uma ameaça aos velhos coronéis.

Para frear o ímpeto de Flavio Dino, é preciso impedir a vitória de Holanda Junior, enfraquecendo o comunista no jogo de poder em 2014.

PLANO B

O ex-prefeito Tadeu Palácio (PP) também é palatável à oligarquia Sarney. Recentemente Palácio era secretário de Turismo no governo Roseana e sonhava ser o candidato oficial do Palácio dos Leões na eleição de prefeito.

Palácio tem boas relações com integrantes da oligarquia e não causa qualquer problema aos negócios políticos operados em função dos interesses da família Sarney.

Nada impede que, em uma eventual disputa de segundo turno entre Castelo e Tadeu, o governo Roseana Sarney lave as mãos.

PLANO C
WO entregou o PT para Roseana, mas a oligarquia prefere Castelo
O terceiro candidato da oligarquia Sarney é o vice-governador Washington Oliveira (WO), do PT.

O apoio do Palácio dos Leões a WO é apenas formal. Roseana Sarney (PMDB) precisa posar na foto com WO e mostrar para a presidente Dilma Roussef (PT) que o governo federal tem aliados no Maranhão.

Mas o grande sentido da candidatura de WO vai além da formalidade. Consiste em apresentar um nome FRACO e DESPREPARADO, facilmente abatido pelos adversários.

A escolha de WO foi proposital para facilitar a reeleição de Castelo, o candidato PRA VALER da oligarquia Sarney.

WO é apenas uma foto na estante de coisas inúteis do Palácio dos Leões.

5 comentários:

Ingmar disse...

A análise já é questionável quando diz que teremos segundo turno, eu acredito e as pesquisam estão demonstrando que a rejeição de Castelo está diminuindo e Edivaldo está estagnado, a tendência é que Castelo cresça ainda mais já que o Edivaldo já queimou todos os cartuchos.

Anônimo disse...

Concordo com a análise, com exceção da "ousadia" de Flávio Dino que, a meu ver, ainda está por ser demonstrada. Torço por isso.
Abraço,
Fabreu

Anônimo disse...

Caro Ed,

O problema, infelizmente, é que os Holanda não se diferenciam tanto de Sarneys, Castelos, Palácios ou Oliveiras. Todos, de uma forma ou de outra, sempre buscam, ao máximo, utilizar o aparelho estatal em seu favor. Diga algo de bom que fez Holanda Jr. nesse tempo todo?

O pior de tudo é que Sarney não é tolo. Ele já teve, até agora, a maior vitória: tirou Bira do jogo sucessório, eis que ele era o único dos pré-candidatos do grupo de Flávio com história, coerência e densidade eleitoral.

Uma vitória do candidato oficial (Holanda) ou da Eliziane (menos pior dos que restaram) seria, na verdade, o menor dos males.

Moisés Dias de Brito disse...

Então, parece uma análise mesmo com tendencia a recuperar um vigor intelectual político de Flávio Dino (de quem vocÊ me parece ser Fã)que na verdade ele nunca teve. A tal candidatura de Holandinha apoiado pelo grupo que parece oposição ao Sarneysmo também não é, nem tem vigor para ser. As pessoas que o envolvem nada têm de estadistas ou de gestores públicos. Aparece nas entrelinhas sua particular esperança de que 1)haja segundo turno nas eleições municipais, 2)que Holandinha apareça na disputa para prefeito da capital, 3)que Flávio Dino seja candidato a governador com chances de ser eleito (que sabemos não ter) e 4)que o povo veja o que não existe: competencia da parte destes biltres que na verdade querem fazer a cidade retroagir aos tempos da mão de ferro comunista. Se vocÊ conhece Flávio Dino e Holanda Junior também deve ter notado outra figura política dita "nova" com práticas antigas Weveton Rocha, que, se vocÊ não sabe, também têm mamado nas tetas do estado maranhense. Rosinha tem eles na mão senhor: por que mesmo o processo contra este ultimo sumiu dos noticiários, me diga algo sobre estes aliados. Portanto, cuidado Sr. jornalista para não deixar a bela teoria te impedir de ver a prática entre concreta entre eles.

Luis disse...

Na verdade não existe oposição a Família Sarney, o próprio Flávio Dino presidente da Embratur é subordinado de Sarney, pois o orgão que preside faz parte do Min. do Turismo, que por sua vez faz parte da fatia de poder do PMDB (de Sarney), ou seja está presidente porquê Sarney quer, mas isso não é nada o que me interessa é saber porquê aceitou o cargo.