Compartilhe

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O PCdoB E A TEORIA DOS TRÊS CAMPOS

Em artigo, o professor de Filosofia e dirigente do PCdoB, Cristiano Capovilla, aponta os dilemas e possíveis caminhos no xadrez político do Maranhão. O texto não expressa necessariamente uma visão do momento 2012, mas é uma boa reflexão para os desdobramentos da conjuntura atual. Leia:

Todos os documentos políticos aprovados nos congressos do PCdoB nos últimos 20 anos (inclusive o da Conferência Estadual de 2011) apontam para a existência de três grandes campos políticos no Maranhão. Esses campos não são caracterizados somente por partidos, pessoas ou grupos políticos, mas também e principalmente pelas concepções sobre a gestão e o desenvolvimento do estado.

São eles: o grupo Sarney como sendo o grupo hegemônico, representando um condomínio de grupos familiares, locais e regionais, que se utilizam da influência do ex-presidente da república e atual presidente do senado José Sarney como o interlocutor nacional e do uso da máquina pública para manter a ferro e fogo o seu poder político.

A concepção de desenvolvimento do estado propugnada pelo sarneísmo baseia-se na opção de atrair, através de incentivos fiscais, grandes projetos e empreendimentos, que seriam os “redentores do Maranhão”. Esse modelo de crescimento desigual beneficia uma pequena parte da população e exclui a grande maioria do trabalho digno e da renda justa. Favorece, portanto, a própria elite política, que se retroalimenta numa relação promíscua entre o público e o privado.

ACESSE AQUI O ARTIGO INTEIRO.

Nenhum comentário: