Compartilhe

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

PAPOÉTICO ABORDA RELIGIÕES NO BRASIL

O Papoético desta semana recebe os professores doutores Lyndon Santos, Gamaliel Carreiro e Sergio Ferretti, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), organizadores do livro “Missa, culto e tambor: os espaços das religiões no Brasil”.

O diálogo será dia 16 de agosto, quinta-feira, às 19 horas, no restaurante e buffet Cantinho da Estrela (rua do Giz, 175, Praia Grande). Entrada franca.

“Missa, culto e tambor: os espaços das religiões no Brasil” será lançado na próxima segunda-feira, dia 20 de agosto, às 19 horas, no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (rua do Giz, 205 - Praia Grande), durante a realização da Semana de Cultura Popular, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura.

O livro conta com o apoio dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e de Pós-Graduação em História da UFMA e foi publicado com recursos da FAPEMA. Trata-se de uma coleção com 17 trabalhos de estudiosos especialistas em catolicismos, protestantismos e religiões afro-brasileiras.

A obra aborda assuntos bem atraentes, evidenciados através dos artigos publicados, dentre o quais se destacam, na área do catolicismo, “A riqueza das ‘Religiões’: o sequestro dos bens dos jesuítas no Maranhão (1760-1765)”, de autoria de Nivaldo Germano; na área do protestantismo, “Intolerância religiosa no Maranhão: disputas discursivas nos jornais da primeira metade do século XX”, de Adroaldo José Silva Almeida; e na área das religiões afro-brasileiras, “Religiões afro-brasileiras em São Luís do Maranhão no século XIX: entre práticas e representações”, de Thiago Lima dos Santos.

O Projeto paPoÉtico existe desde novembro de 2010. Articulado pelo poeta, jornalista e pesquisador de cultura popular Paulo Melo Sousa, acontece semanalmente, às quintas-feiras, a partir das 19 horas, reunindo um grupo seleto de convidados, que se encontram para debater arte e cultura. ENTRADA FRANCA.

Nenhum comentário: