Compartilhe

sábado, 11 de agosto de 2012

CURSO DE FORMAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Nesta segunda-feira (13), tem início, em São Luís, o Curso de Formação em Direitos Humanos, promovido pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) e Instituto de Filosofia Berthier (IFIBE), de Passo Fundo/RS, que tem por objetivo qualificar a equipe da primeira para a atuação no fortalecimento da luta por direitos humanos, em especial a proteção a pessoas ameaçadas, sendo aberto também a representantes do Fórum Nacional de Entidades Gestoras dos Programas de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (FNEG) e de entidades parceiras.

A etapa São Luís do curso acontecerá no Ceuma II (Unidade Renascença, sala 203), tendo início às 8h e seguindo até a próxima sexta-feira (17). Outra etapa, com o mesmo conteúdo, acontecerá em setembro (10 a 14), em Brasília/DF, onde a SMDH tem escritório.

Na abertura será apresentada uma introdução geral à problemática do curso, que tem por eixos “Direitos Humanos e Política” e “Direitos Humanos e Cultura”.

A primeira etapa será ministrada pelo professor Valdevir Both; a segunda por Paulo César Carbonari, ambos titulares do IFIBE.

Currículos

Valdevir Both é Doutorando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em Filosofia pela UNISINOS (2008), Graduado em Filosofia pelo Instituto Superior de Filosofia Berthier (IFIBE, 1997) e licenciado em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (UPF, 1998). 

Atualmente é Vice-Diretor Pedagógico e Professor do IFIBE e Coordenador Executivo do Centro de Educação e Assessoramento Popular (CEAP), entidade em que também exerce a função de Secretário Executivo do Fórum Social Mundial da Saúde e Seguridade Social (FSMSSS). Tem atuação e pesquisa em Direitos Humanos, Políticas Públicas, Saúde, Filosofia e Educação Popular.

Paulo César Carbonari é Graduado em Filosofia pelo Instituto Berthier (IFIBE) com reconhecimento pela Universidade de Passo Fundo (1993), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2000), Doutorando em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, 2010) e Professor titular do Instituto Berthier (IFIBE). 

Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética e Filosofia Política. Atua principalmente nos seguintes temas: responsabilidade ética, direitos humanos, organização social, participação popular.

Mais informações: http://smdh.org.br/?p=458

Nenhum comentário: