Compartilhe

sábado, 30 de janeiro de 2016

NOME DE JOSÉ SARNEY SERÁ SUBSTITUÍDO NO FAROL DA EDUCAÇÃO DO RENASCENÇA

Biblioteca será denominada “Genoveva Pia”, personagem do livro “Os tambores de São Luís”, de Josué Montello.

Quando fevereiro chegar, um enxame de gente vai se reunir em mutirão para reabrir o Farol da Educação “José Sarney”, no bairro Renascença, área nobre de São Luís.

Farol da Educação é uma biblioteca. No Maranhão existem cerca de 170, espalhados em São Luís e diversas cidades do interior. O projeto foi criado no governo Roseana Sarney. No Renascença, a biblioteca é batizada com o nome “José Sarney”, pai da ex-governadora e ex-presidente da República.

Muitos faróis estão fechados e abandonados.

A ideia de reabrir o Farol do Renascença e rebatizá-lo é uma iniciativa do escritor Bruno Azevêdo e já ganhou muitas adesões nas redes sociais.

O rebatismo vai homenagear a personagem “Genoveva Pia”, criada no livro “Os tambores de São Luís”, do escritor maranhense Josué Montello.

Segundo Azevêdo, a mobilização nas redes sociais está ganhando o apoio e incentivo de estudantes, educadores, músicos, fotógrafos, ambientalistas, artistas plásticos e ativistas das boas causas.

Na reabertura serão realizadas várias atividades culturais, varal fotográfico, oficina de música, teatro, roda de leitura e grafitagem no muro da biblioteca, entre outras.

Não há parlamentares envolvidos, nem candidatos a cargos eletivos. “A Secretaria de Estado da Educação tomou conhecimento da mobilização pelas redes sociais e vai participar do evento, articulado pela sociedade civil”, explicou Bruno Azevedo.

Genoveva Pia

No livro “Os tambores de São Luís”, Genoveva Pia é uma negra alforriada. Ela comprou sua liberdade vendendo doces de tabuleiro. A narrativa de Montello construiu a personagem talhada no discurso e na luta contra o regime escravocrata, protegendo os negros que fugiam do cativeiro e ajudando a libertá-los. Genoveva Pia foi assassinada por policiais quando tentava dar fuga a um grupo de escravos.

Um comentário:

Unknown disse...

Já era tempo d reabrir..os faróis..pois muitos estudantes vão ate la para estudar..