Compartilhe

quinta-feira, 9 de julho de 2009

PT DO MARANHÃO EM MOVIMENTO

Esta sexta-feira 10 será de intensas articulações dos petistas maranhenses. O grupo ligado ao deputado federal Domingos Dutra lança hoje à noite, em um jantar na Base do Rabelo, as candidaturas de Augusto Lobato à presidência do diretório estadual e de Raimundo Chocolate ao diretório municipal de São Luís.

O bloco liderado pelo deputado federal Washington Oliveira também reúne-se amanhã à noite, quando será aberto o Encontro Estadual da CNB (Construindo um Novo Brasil), antiga tendência Articulação Unidade na Luta. O encontro vai prosseguir no final de semana, no Cesir/Fetaema, na estrada do Araçagi.

Ambos miram o Processo de Eleições Diretas (PED), em novembro de 2009, quando os filiados de todo o país vão eleger os presidentes e demais integrantes das direções municipais, estaduais e nacional.

A CNB pode ter como candidatos a presidente estadual os sindicalistas Fernando Magalhães ou Raimundo Monteiro. Ao diretório municipal de São Luís está colocado o nome do professor Fernando Silva. Porém, outros candidatos podem surgir na disputa.

O controle dos diretórios vai definir o direcionamento do partido nas eleições de 2010. Augusto Lobato nega que seja o candidato de Domingos Dutra, mas grande parte das lideranças que o apóiam vêm da base dutrista.

A vitória de Lobato tende a levar o PT às bases do consórcio formado por Jakcson Lago (PDT) e José Reinaldo (PSB) em 2010, campo sob forte influência do PSDB.

Uma parte da CNB, incluindo este bolgue, defende a chapa liderada pelo PT e PC do B, com as candidaturas majoritárias de Flavio Dino e Bira do Pindaré.

O gabinete da deputada estadual Helena Heluy tem afinidade com a CNB, mas pode lançar chapa própria. No grupo de Heluy é delicada a situação de José Antônio, filho da deputada e secretário do Trabalho no governo Roseana Sarney (PMDB).

As tendências autodenominadas radicais, mas próximas ao PSDB, pediram a expulsão do secretário.

Já ex-candidato a senador, Bira do Pindaré, tende a sair isolado como candidato a presidente estadual e lançar uma chapa ao diretório de São Luís. Pindaré corre o risco de ser rifado na disputa pelo Senado em 2010 pelos próprios aliados internos.

Corre nos bastidores petistas que Dutra costura a própria candidatura a senador, abrindo caminho para sua esposa Núbia disputar uma vaga na Câmara Federal.

A novidade no PED 2009 é a candidatura do ex-candidato a vice-prefeito de São Luís, Rodrigo Comerciário, ao diretório estadual. Comerciário tem dobradinha com Joab, candidato a presidente em São Luís.

Ambos tiveram destaque nas eleições municipais de 2008. Formando chapa com Flavio Dino (PC do B), o vice Rodrigo ganhou visibilidade, assim como Joab, que foi candidato a vereador chegando a 896 votos.

Dificilmente o PED será decidido no primeiro turno. Portanto, as pré-candidaturas
têm ainda uma larga margem de negociação. A ocupaçao de cargos na burocracia do partido, no governo federal, estadual e nas prefeituras serão moedas jogadas na mesa no segundo turno.

2 comentários:

joão augusto disse...

Rapaz, por que tu não botas que a outra parte da CNB tem em Sarney seu ápice e guru. E que Flávio Dino deverá ser um nome de confiança da famiglia???

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

João,
Não faço parte dessa ala da CNB que presta reverência a Sarney. Quanto a Flavio Dino ser homem de confiança de Sarney, eu acredito que não é. Em 2008 ele liderou uma chapa de esquerda, com PT e PC do B.
Ed Wilson