Compartilhe

quinta-feira, 27 de maio de 2010

A FOTO

Robison Pereira *

Meu caro, Ed Wilson, parafraseando o poeta: que desenho é esse nos nossos azulejos?

Penso que, trata-se de um “deboche” alienante, que, sobretudo, não tem muito a ver com a realidade maranhense, marcada pelo analfabetismo, a pobreza e a violência.

Com relação aos neo-adesivistas – traço da política oligárquica maranhense, que vive da mediação de interesses, de acesso aos benefícios do poder, guardando no âmbito da atuação própria, que não acha explicação nem no domínio do localismo privatista, nem no do estatismo – negam a barbárie que atravessa a nossa história, tecida no horror cotidiano da miséria radical que nos acompanha.

Lula, Dilma, Washington, Monteiro e seus companheiros (as) visíveis e invisíveis, estes últimos escondidos sabe-se porque, contribuem com o retrato que é um espelho destorcido, a esconder o Maranhão dele próprio - “onde a lama divide com os homens sua própria sinceridade”.

* Professor Robison Pereira é sociólogo, especialista em História do Maranhão e mestre em Ciências Sociais.

3 comentários:

Luz disse...

O PT quer voz no governo. Expliquem-me, como pode um partido ter voz ou vez, quandos eu líder promete "banho de sangue" à torto e à direito?

ricarte disse...

Ed Wilson,
saudações

belíssima reflexão, essa do sociólogo Robison. Acho que ele inteligentemente toca em questões centrais. está de parabéns.
abs

Itallo Bruno disse...

Por isso que boto fé no Prof° Robyson , ele ela mesmo o que pensa.E o que deve ser dito.