Compartilhe

segunda-feira, 28 de junho de 2010

OUTRAS NOTAS DE IMPERATRIZ


VOU DE ÔNIBUS


Como um cidadão normal, de bermuda jeans, sandálias havaianas e camisa pólo listrada, o deputado estadual Valdinar Barros (PT) embarcou ontem à noite em Imperatriz, no ônibus da empresa Açailândia, com destino a São Luís.

O parlamentar desembarcou esta manhã na ilha. Oriundo do sindicalismo rural, Barros chegou a ser folclórico na Assembléia Legislativa, quando disse que era aliado do então governador Jackson Lago (PDT) “até debaixo d’água”.

Soou estranho, para um homem do campo, virar um peixe político.

Mas isso não tira o brilho de sua vida de luta. Ele merece um novo mandado, por tudo que fez dentro e fora do PT.

Vai precisar de muita força para concorrer com os novos PTs oriundos do setor madeireiro e latifundiário. Gente cheia da grana que pode tomar o lugar dos petistas históricos como Valdinar.

WEWERTON EM CHAMAS

Impressiona a pujança econômica do ex-secretário de Esportes e Juventude no governo Jackson Lago, Wewerton Rocha (PDT).

Candidato a deputado federal, Wewerton parece um furacão nas operações de caça ao voto na região tocantina, para onde mudou-se após a cassação de Lago.

“Este rapaz pensa que Imperatriz é uma feira”, criticou um observador da cena política no sul do Maranhão. E já que falamos em mercado, comenta-se em Imperatriz que o vereador Chagão do Açougue, do PT, já acertou o apoio a Wewerton.

O ex-secretário tem vida nababesca em Imperatriz. E não dá a mínima para a enxurrada de denúncias sobre suas operações na vida pública, desde os tempos da Umes.

VICE DE IMPERATRIZ

Tradicional em todas as eleições para o Governo do Estado, saiu o manifesto assinado por várias entidades do sul e sudoeste do Maranhão exigindo que os candidatos a vice-governador de todas as coligações sejam de Imperatriz.

Jackson Lago (PDT) leva vantagem na reivindicação tocantina. Sempre que disputou o Palácio dos Leões, Lago teve colegas de chapa de Imperatriz e arredores, como Jomar Fernandes e Deoclides Macedo.

Em 2006 e 2010 o vice de Jackson será o mesmo: Luiz Carlos Porto, o pastor, do PSDB.

O vice de Roseana Sarney (PMDB) é o petista Washington Oliveira, residente em São Luís, com pouca referência em Imperatriz.

Mesmo que colocasse um vice do sul, Roseana não melhoraria a performance eleitoral lá. Da quitanda na periferia ao shopping, toda pessoa com sobrenome Sarney é persona non grata em Imperatriz.

Já o senador Edison Lobão transita bem no sul.

5 comentários:

Unknown disse...

Chegamos a fase crucial de transição da política no Maranhão, a crise de representação política manifesta no Senado e que se espalhou ao Palácio do Planalto saltou aos olhos com a difusão desta nos Estados da Federação.
Nomes como o de Roseana não emplacam mais, porque o prazo de validade de seu modus operandi há tempos está vencido.
Nesse aspecto, não se pode descartar também Edson Lobão, o inimigo número 1 do Meio-Ambiente no Brasil, visto que quando governador iniciou as obras da Lagoa da Jansen sem o relatório de impacto ambiental, recentemente elogiou o modo de operação da China para construção de hidelétricas, expulsando moradores, ameaçando e deixando os mesmos ao relento quando da enchente.
Esse não é o perfil de um político do século XXI, mas da crise do ofício político tradicional, expressão concreta da crise de representação política.
Por isso, em nome da audácia da esperança pela nascimento de uma nova cultura política no Estado votemos em Flávio Dino Governador do Maranhão.
Ricardo André

Unknown disse...

Um quadro de análise:

As manobras de marketing político utilizadas por essa forma de ofício político tradicional utilizadas por Roseana e os seus são frutos do quadro crítico de crise de representação política que nos encontramos há tempos na democracia brasileira, visto que estes se colocam como único caminho, último biscoito do pacote, a última eleição, a única alternativa, o salvador do grupo, individualismo contemporâneo onde se liquefazem os valores ideológicos e políticos tudo num pacote só de projeto individualista.
As evidências são constrastantes, trata-se de uma total crise de representação política que se difunde aqui no Estado entre o executivo, o legislativo e o judiciário e extravassa pela mídia e outras instituições públicas e privadas.
Contudo, o quadro de crise de representação política dá sinais de falência desde o pleito eleitoral de 2006, quando grande parte do cenário político no Norte e Nordeste foi modificado, de modo que no Maranhão não foi diferente.
Contudo, manobras sorrateiras típicas de quadros que não sabem lidar com a democracia representativa, porque se preparam com a concessão de tvs, rádios e jornais para permanecer no poder em busca de 15 minutos de fama ou eternamente, atuam na constituição de valores que não são os seus.
Todavia, tais manobras não sabem lidar com a explosão dos mass media da década de 90 e que hoje os aflige, pelo paradoxo em tentar silenciar a opinião pública e a mídia independente e por outro lado, utilizar-se da imprensa marrom para ficar em evidência.
A disseminação das péssimas avaliações sobre a forma do político, do ofício político tradicional é incontrolável, irresistível e irreversível, visto que inviabiliza com vigor a permanência destes sujeitos em crise no poder, pelo menos no Norte e Nordeste, onde ventos de preferência pela mudança vem se fortalecendo nos últimos anos.
No Maranhão, vislumbra-se uma eleição entre os males da democracia brasileira, do individualismo, da liquefação dos valores ideológicos e políticos contra a retomada e fortalecimento da busca da política como possibilidade, que o ofício político tradicional expressos por indivíduos como Sarney, Roseana e sua trupe, João Castelo e acastelados, Jackson Lago e seus alagados tem o prazo de validade há tempos vencido.
Por isso, em verdade a verdade vos digo, o nascimento de uma nova cultura política está em curso de materialização, onde no momento o projeto das forças progressistas lideradas por Flávio Dino são a mais pura expressão dessas evidências.
Nós somos os senhores de nossos destinos!
Nós somos os capitães de nossas almas!
Nós somos os donos de nossos votos!
Em nome da audácia da esperança!
Flávio Dino Governador do Maranhão 2010!
Ricardo André
Mestre em Gestão Desportiva pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto-Portugal.

Marcos Franco Couto disse...

Caro Ed, seu blog pautou o programa do Arimateia Jr de hoje, na radio Nativa. As suas notas sobre Imperatriz foram muito elogiadas por ele. Parabens.

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Ricardo,
Suas análises são profundas. Grato pela participação.
Ed Wilson

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Marcos,
Eu é que agradeço a hospitalidade e acolhida, sempre que vou a Imperatriz.
Pena que não deu tempo de nós conversarmos.
Grato pelo apoio,
Ed Wilson