Compartilhe

quarta-feira, 8 de junho de 2011

UMA LEITURA DO IPTU

A cobrança do IPTU 2011 começou errada e tem tudo para ser um fiasco. O prefeito João Castelo (PSDB) transformou o tributo em uma plataforma eleitoreira e demagógica ao isentar 128 mil famílias da cobrança.

A isenção é uma medida despolitizadora. Inibe o exercício da cidadania. Quem não paga não tem o direito de cobrar as responsabilidades do governante.

Consequentemente, Castelo lava as mãos sobre a cidade, principalmente nos bairros populares e na periferia, onde a isenção campeia.

O prefeito espera ter retorno em votos de quem não vai pagar o imposto. Se a cidade já está abandonada com todos pagando o IPTU, imagine como Castelo vai deixar São Luís com a isenção de 128 mil famílias.

Para contrapor a isenção, Castelo atacou a classe média alta, formada por uma elite de profissionais liberais, setores do Judiciário, do Legislativo e do Executivo moradores dos bairros nobres.

O aumento exorbitante nessas áreas mexeu nos interesses de quem nunca pagou ou daqueles que pagavam o necessário e sentiram-se assaltados com os novos valores.

Foi o suficiente para a OAB agir, pedindo a suspensão da cobrança. Rapidamente o Judiciário concedeu uma liminar, fechando o cerco contra o prefeito.

Castelo apostou muitas fichas no IPTU. Esperava que o "liberou geral" lhe rendesse a popularidade perdida com o abandono da cidade.

Mas nem sempre o esperto engana a todos o tempo inteiro. Sem a demagógica plataforma o IPTU, Castelo lançou um pacote de obras na zona rural, prometendo asfaltar 56 Km de ruas.

Trata-se de um jogo combinado: isentar os bairros populares e asfaltar a periferia. Castelo sabe como ganhar eleição na capital, mas até agora está sem eira nem beira.

2 comentários:

Eduardo Júlio disse...

Excelente texto Ed Wilson. Objetivo, direto e fundamentado. Marcas de seu exercício profissional. "Quem não paga não tem o direito de cobrar as responsabilidades do governante". Não é necessário dizer mais nada. Espero que esta gestão realmente termine em 2012.

Abs,

Anônimo disse...

Na verdade! o asfalto para parte da Zona Rural é apenas um fortalecimento dos comitês politicos, pois varios bairros estão de fora deste projeto que está orçado em 14 milhões de reais, e tem com prazo para finalização 7 meses, vamos contar...se realmente for concluido nesse tempo o que eu acho dificil, terminaria em 11/01/2012, estão apenas aplainando os caminhos para que eles possam trafegar sem os incomodos dos solavancos ocasionados pelos buracos, em plena temporada de caça aos votos. lembre-se 2012 ano de eleições.

Finalizo completando o slogan dessa administração. "São Luís cidade de TODOS OS BURACOS"
um abraço a todos!

Alberto Henrique