Compartilhe

quinta-feira, 22 de março de 2012

A DECADÊNCIA DO CONSENSO DE WASHINGTON

Em ligeiras palavras, o Consenso de Washington é uma expressão utilizada para designar o conjunto de políticas neoliberais formuladas em 1989, sob o manto do FMI, como receita econômica de sucesso para o mundo.

Ronald Regan (EUA) e Margareth Tatcher (Inglaterra) foram os ícones desta cartilha econômica fracassada: privatizações, flexibilidade dos direitos trabalhistas, Estado mínimo e ampla liberdade para o capital.

A submissão da economia internacional às regras do Consenso de Washington mostrou-se equivocada. Os resultados estão aí: a Europa quebrada, a Grécia falida e o espectro da crise rondando o mundo todo.

Meramente ilustrativos, os parágrafos acima servem apenas para ornamentar, por coincidência de nomes, uma situação política interessante de observar na conjuntura local.

No Maranhão exótico também houve um consenso de Washington. Quando o atual vice-governador Washington Oliveira (WO) militava no PT e no movimento sindical, a velha tendência Articulação (hoje CNB) rendia-lhe culto.

Havia um alinhamento às diretrizes do consenso. Mas, foi-se o tempo em que a formação dos diretórios do PT era feita nas listas de WO, anotadas em um caderno de doze matérias.

Hoje é diferente. A CNB no Maranhão virou uma confederação de subtendências e agrupamentos com vários líderes: Joab Jeremias, Rodrigo Comerciário, Mundico Teixeira etc.

O consenso de Washington entrou em franca decadência. Para conseguir maioria nas disputas internas do PT, o vice-governador tem de render-se aos outros líderes.

Em várias ocasiões, os chefes das subtendências negociam direto com o Governo do Estado, sem a mediação do vice, quebrando-lhe a autoridade.

Sem Jeremias e Comerciário, por exemplo, WO é certamente derrotado em todas as disputas.

Candidato a vereador, Joab Jeremias sabe que corre o risco de ser apedrejado nas ruas de São Luís se andar à tira-colo com o vice-governador, carimbado de Roseana Sarney e Ricardo Murad.

No pragmatismo de Jeremias o mandato na Câmara dos Vereadores virá com um bom candidato majoritário puxador de votos, como Bira do Pindaré.

Joab tem força na prévia do PT e sabe que Bira é o melhor nome para ganhar de Castelo e eleger uma bancada de vereadores petistas.

Se aderir ao consenso decadente, todos perdem.

A vice-governadoria transformou-se em uma confederação de pessoas físicas e jurídicas neoliberais sem nenhum projeto sólido, a não ser os interesses imediatos de WO.

Visando atingir seus objetivos, o vice utiliza as subtendências para formar uma base instável, podendo trocar a qualquer momento Joab Jeremias e Rodrigo Comerciário por outros operadores.

E cada dia chega mais. A nova aquisição da vice-governadoria é um jovem de nome Sadam Hussein, importado de Coroatá, onde militava nas fileiras de Ricardo Murad.

Se Joab e Rodrigo não se cuidarem, logo logo Sadam Hussein funda uma tendência, dá um golpe e assume o comando.

Um comentário:

FRANCISCO ARAUJO disse...

Para ser objetivo: A liga que sustenta os "revoltosos" na base anda em ligas. Logo-logo tudo será pacificado em nome das convicções umbilicais, viscerais...
Essa tua lista (OU LIGA) árabe... suponho que seja provisória.. Acho que Kadafi, Assad etc. surgirão...
O que WO está fazendo é cavando um abismo como os próprios pés... Maca está dando sinais graves de miopia... Está abrindo brecha para o PT ir para o controle de Ricardo e Fernando (ambos têm operadores que estão caminhando lado a lado com Maca ou WO).. Com o PT na mão de Ricardo ele vai ser a 3º pessoa depois ninguém... nesse mundo de estátuas de sulfato de cal hidratado dos Leões. Essa operação de tomada do PT está em curso... Só WO não percebe e não entende que sua munição é ter o partido. Outro componente dessa miopia é sair da linha sucessória da governadora. Não está vendo que isso é sua ferramenta de sobrevivência e barganha de espaço. Todo esse empenho de Ricardo na candidatura de WO é para limpar caminho por duas vias possível. 1- "vencer" as eleições municipais; 2- criar um impedimento para que ele não assuma o cargo de governador quando a Rainha se licenciar para concorrer ao Senado. WO não está vendo que seu potencial de barganha consiste em ficar no meio do caminho da sucessão de 2014. Tudo isso está pautado em que vai ser governador para comandar a máquina dos Leões na eleição de 2014 para governador do estado, onde a vaga já está prometida para Lobão. Ricardo se lançou nessa operação de remover a macaxeira do jardim palaciano... para depois pedir sua recompensa: presidência da assembleia e.. sentado nesse troninho... entrar na linha de sucessão.. de lá vai fazer algumas pressões na família para ganhar o governo do estado.. Se tudo isso acontecer...Certamente serão os 06 meses mais escuros de nossa história.
WO... é cearense ..há nele a tradição cultural de comércio desse povo.. Ainda pode corrigir essa miopia...
Em que pese nossa preferência por Pindaré... o candidato para derrotar Castelo é Flávio Dino, vitória que consolidaria um grupo amplo no campo da disputa do poder... Flávio não saindo..suspeito que Palácio entrar no palco da disputa... Tem mais financiador que Bira e agregara outras legendas..Infelizmente..se Pindaré passar pelo estreito de WO.. será uma campanha exclusiva do PT...totalmente dependente do comando nacional... E o que pensa o comando nacional do partido? O que quer Dirceu? Se alguém tiver alguma prova que José Dirceu desconhece o sarneísmo, que não quer o sarneísmo e que não apoia essa aliança... é de bom grado fazer uma exposição pública da mesma. Os mortais querem saber a posição do comando nacional (Lula e Dirceu).. O que parece mais certo é que um cenário com Castelo e WO na disputa direta favorece ao senador Sarney..pois um ou outro em nada atrapalhará 2014. Um é compadre e o outro é um new-seguidor de ofício. Sendo o Palácio e o Castelo...o Palácio voltará para os Leões...com suas próprias pernas..depois de uma conversa ao pé do ouvido..
Passando Pindaré... e ganhando do Caos.. Sarney vai ter que acionar o camando nacional (Lula e Dirceu)..que terão uma conversa com Pindaré... para um ajuste de conduta.. que implicará, no mínimo, uma postura moderada..ou calada em troca de apoio do governo federal para fazer uma boa administração... aí vai caber ao juízo de Pindaré.. saber o rumo a tomar... Optando pelo caminho da boa administração e acordando como comando nacional do partido.. Sarney terá concluído todo seu cardápio... E poderá grafar no seu diário: "todos passaram pela minha mão".
A tarefa do voto não vai ser fácil em segundo turno...