Compartilhe

sexta-feira, 2 de março de 2012

"ENCONTRO COM CINEMA" ESTRÉIA NESTE SÁBADO NO SEBO DO CHIQUINHO

Sessão apresentará o filme “O Cavalo de Turim” dos diretores húngaros Béla Tarr e Ágnes Hranitzky

Unir cinema de excelência e música contemporânea é a proposta da sessão Encontro com Cinema que estreia neste sábado, às 19h, no Sebo do Chiquinho (Rua de São João, esquina com Afogados). No evento, será apresentado o drama “O Cavalo de Turim” (A Torinói Ló - 2011), dos diretores húngaros Béla Tarr e Ágnes Hranitzky. A sessão é aberta ao público e terá início pontualmente.

Depois do filme, será oferecido um cardápio com música contemporânea tradicional ou de vanguarda de várias partes do mundo.

O filme “O Cavalo de Turim” narra um episódio, ocorrido em 1889, envolvendo Friedrich Nietzsche, no qual ele salva um cavalo que vinha sendo chicoteado pelo seu cocheiro. Na sequencia, o filósofo teria ficado dois dias silencioso no sofá, até que teria dito: “Mãe, eu sou um tolo”. Segundo o filme, Nietzsche teria vivido mais 10 anos, calmo e louco, aos cuidados da mãe e das irmãs. Mas sobre o cavalo, não se soube mais nada. A partir daí, mergulhamos na história de um cavalo castigado, seu dono e filha. Uma história silenciosa e louca, que reflete o fim do mundo ou, pelo menos, da humanidade.

Sobre a obra de Béla Tarr, o crítico Heitor Romero escreveu: O cinema do húngaro é daqueles que podem ser classificados como difícil de digerir. Focado em inserir personagens realistas em situações arrasadoras e cenários devastados, Tarr é adepto aos famosos planos-sequencia longuíssimos e em preto e branco – uma mise-en-scène poética inigualável. Se para alguns isso é um verdadeiro exercício de paciência, para outros é pura arte. De certa forma, podemos classificá-lo como um filósofo, antes mesmo do que um cineasta propriamente dito. Isso porque seu cinema é quase que inteiramente voltado para os elementos mais crus e primitivos da alma humana, de modo que cada detalhe da composição do universo de seus trabalhos é incisivo e profundo, levando-nos a questionar todas as razões de nossa existência e refletir sobre como somos influenciados pelo ambiente que nos rodeia.

SERVIÇO

Encontro com Cinema

Filme: “O Cavalo de Turim”, de Béla Tarr e Ágnes Hranitzky

Quando: Dia 3 de março, às 19h

Local: Sebo do Chiquinho (Rua de São João, esquina da Rua dos Afogados)

Entrada franca

Filme: : O Cavalo de Turim

Gênero: Drama
Diretor: Béla Tarr, Ágnes Hranitzky

Duração: 2h 28mn
Ano de Lançamento: 2011
País de Origem: Hungria

Elenco: János Derzsi, Erika Bók e Mihály Kormos

Nenhum comentário: