Compartilhe

sexta-feira, 3 de maio de 2013

PROJETO BR-135 HOMENAGEIA O ÁLBUM BANDEIRA DE AÇO

Show no Teatro Arthur Azevedo dia 28 de maio, o primeiro do BR-135 em 2013, faz releitura das nove faixas do trabalho gravado por Papete, que completa 35 anos. Participações especiais de Criolina, Bruno Batista, Flávia Bittencourt, Madian, Dicy, Afrôs e dos compositores Cesar Teixeira, Josias Sobrinho e Sérgio Habibe.

O Projeto BR 135 – Energia Musical apresenta o show BANDEIRA DE AÇO 35 ANOS, dia 28 de maio, às 21h, no Teatro Arthur Azevedo. O espetáculo é uma homenagem ao álbum que marcou a história da música brasileira feita no Maranhão. No palco, artistas da nova cena da música local celebram os compositores Cesar Teixeira, Josias Sobrinho, Ronaldo Mota e Sergio Habibe, autores das canções que Papete interpreta no disco, lançado em julho de 1978, pela Discos Marcus Pereira.

O show contará com exibição de documentário que passeia pela linha do tempo desses compositores e suas músicas, da cena musical de São Luís no final dos anos 70 e sua contextualização na vida maranhense da época. A intenção é estimular a memória e promover o diálogo entre a tradição e a atual produção da música maranhense. O documentário tem roteiro e direção de Celso Borges, em co-edição com Beto Pio. Alex Soares e Amanda Simões assinam a produção do vídeo-cenário que será exibido durante o espetáculo.

Além dos compositores do disco Bandeira de Aço, participam do espetáculo Bruno Batista, Flávia Bittencourt, Madian, Afrôs, Dicy e Criolina. Como mestre de cerimônia, o ator César Boaes levará o público a uma viagem pelas canções que estão marcadas na memória de todo maranhense: Boi da Lua, Flor do Mal e Bandeira de Aço (Cesar Teixeira), De Cajari pra Capital, Engenho de Flores, Dente de Outro e Catirina (de Josias Sobrinho), Boi de Catirina (Ronaldo Mota) e Eulália (Sergio Ha bibe).

“A ideia deste projeto partiu da grande admiração que temos pelo álbum que este ano completa 35 anos e que fez parte da vida de muitos de nós. É importante também que a gente faça uma homenagem a uma geração de grandes compositores e letristas, fundamentais na formação da nossa identidade cultural”, afirma Alê Muniz, idealizador do projeto ao lado de Luciana Simões.

Serão disponibilizados 750 ingressos de participação social, que deverão ser trocados, cada um, por um quilo de alimento não perecível. A troca será realizada no dia do evento, em um ponto próximo ao local do show, a partir das 18h. Os alimentos serão doados a instituições sociais.

Formação de plateia

O Projeto BR 135 foi desenvolvido para fomentar a cultura e formar plateia para a música atual produzida no Maranhão. Foram realizadas 18 edições em 2012. “Iniciamos as primeiras edições de forma colaborativa no Circo da Cidade e finalizamos o ano com parceiros como o SEBRAE, na I Mostra Cultura Ativa, em setembro, e o SESC, na Mostra Guajajara das Artes, em novembro”, conta Luciana.

Neste ano serão realizados quatro eventos,
nos meses de maio, julho, setembro e novembro, com apoio da Lei Estadual de Incentivo a Cultura e CEMAR. Dois shows serão realizados no Teatro Arthur Azevedo e outros dois na praia de São Marcos. Todos serão gratuitos, com estímulo à participação social.

Serviço

Show: Bandeira de Aço 35 Anos

Quando: 28 de maio, às 21h

Onde: Teatro Arthur Azevedo – Rua do Sol (Centro)

Ingressos: Devem ser trocados por 1 kg de alimento não perecível.

(Assessoria de Comunicação)

Nenhum comentário: