Compartilhe

domingo, 23 de junho de 2013

IMPORTAR MÉDICOS NÃO RESOLVE O PROBLEMA DA SAÚDE

No pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, a presidente Dilma Roussef (PT) anunciou a importação imediata de "milhares de médicos do exterior para ampliar o atendimento". A promessa foi feita no calor das manifestações gigantescas que ocupam as ruas do Brasil reivindicando melhoria dos serviços públicos.

Dilma disse estar ouvindo a voz das ruas, mas parece não ter entendido. A população não está pedindo medidas atropeladas para atenuar os problemas. A voz das ruas está reivindicando o funcionamento efetivo do Sistema Único de Saúde (SUS), uma conquista da sociedade civil brasileira.

De que adianta contratar milhares de médicos se os hospitais públicos e toda a rede de serviços laboratoriais encontram-se em precárias condições de funcionamento?!

Se o governo foi generoso e célere com as empreiteiras para investir dezenas de bilhões de reais nos estádios da Copa das Confederações e da Copa do Mundo, porque não investe no SUS?

O governo do PT deveria também fazer uma força-tarefa para combater a corrupção na área de Saúde, onde as quadrilhas organizadas desviam até sangue dos hemocentros.

A população deseja investimentos concretos nos hospitais públicos e combate à corrupção. Como dizem os cartazes nas ruas, queremos hospitais públicos "padrão Fifa".

Importar "milhares de médicos", como prometeu a presidente, pode até piorar a situação, por incrível que pareça.

Nenhum comentário: