Compartilhe

domingo, 29 de setembro de 2013

SEMINÁRIO DEBATE POLÍTICAS PÚBLICAS DE INFORMAÇÃO E O PAPEL DAS BIBLIOTECAS

O 3º Seminário de Políticas Públicas de Informação e Bibliotecas é uma iniciativa do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas de Informação, Leitura e Cidadania, em parceria com os professores do Departamento de Biblioteconomia e o Programa de Educação Tutorial, com o objetivo de aprofundar estudos e pesquisas no campo das bibliotecas, da informação e leitura, buscando refletir sobre a ação do profissional bibliotecário na construção de uma sociedade leitora e cidadã.

A realização deste seminário é parte das ações desenvolvidas pelo grupo no sentido de refletir sobre como o estado tem contribuído para implementar políticas públicas voltadas para a democratização das bibliotecas públicas e escolares, assim como no desenvolvimento de ações efetivas para tornar a leitura e o conhecimento um bem social acessível a todos cidadãos.

Dessa maneira o grupo realizou em 2007 o I Seminário Políticas Públicas de Informação e Bibliotecas, abordando o tema: “O papel do Estado na democratização das bibliotecas públicas, da leitura e do conhecimento”, no qual foram apresentados os resultados da pesquisa "Informação e Desigualdade Social no Maranhão". 

No II Seminário, realizado em 2009, cujo tema foi Democratização da Informação e o Papel do Estado, foi possível estabelecer interlocução com experiências realizadas na Colômbia, proporcionando a vinda da pesquisadora Yecel Damásio, da Universidade da Colômbia; e da professora Eliane Alvarenga, da Universidade de Goiás, para discutir a democratização da leitura na Colômbia e no Brasil. Neste segundo encontro houve a apresentação de trabalhos de alunos sobre o tema supracitado e troca de experiências de profissionais que atuam nas bibliotecas públicas e escolares.

Na realização do 3º Seminário pretende-se ampliar seu público e seu espaço de reflexão, elegendo como tema central “as bibliotecas e os bibliotecários construindo uma sociedade leitora, e cidadã”, na perspectiva de mobilizar a categoria de bibliotecários em torno da temática e buscando incentivar esse profissional na discussão do seu papel social e político.

Na estrutura do seminário serão realizadas mesas redondas, palestras e debates envolvendo professores, pesquisadores, poetas, escritores, estudantes universitários e estudantes da rede pública escolar assim como profissionais bibliotecários que atuam na rede de ensino e nas bibliotecas públicas e universitárias e a sociedade em geral para refletirem sobre o trabalho deste profissional, buscando romper com a invisibilidade do trabalho e promover trocas de experiências nas instituições em que atuam.

O 3º Seminário será realizado no espaço da Feira do Livro (auditório da Associação Comercial e UNIVIMA), no período de 30 de setembro a 4 de outubro, nos turnos matutino e vespertino, sendo os turnos matutinos reservados às mesas redondas com professores, pesquisadores e escritores convidados. A tarde será destinada aos relatos de experiências inovadoras que instiguem a participação de alunos, bibliotecários e sociedade em geral.

Nenhum comentário: