Compartilhe

segunda-feira, 2 de março de 2015

LIVROS DE WILSON MARQUES GANHAM REEDIÇÃO EM CAIXA COM SEIS TÍTULOS INFANTO-JUVENIS

Touchê, personagem do escritor Wilson Marques, compõe o imaginário das histórias...
... sobre mitos, fatos relevantes e lendas do Maranhão, reunidos em uma caixa com o conjunto da obra
O projeto Passeios pela História e Cultura do Maranhão será lançado dia 12 de março, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, com apresentação do grupo Xama Teatro, inspirada no trabalho do escritor Wilson Marques. O projeto foi aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e tem patrocínio da Cemar.

Touchê, o personagem sábio e camarada criado por Wilson Marques, ganhou uma caixa cheia de suas aventuras, todas voltadas para a história e as tradições culturais maranhenses. Passeios pela História e Cultura do Maranhão reúne seis livros do autor, ilustrados por Kirlley Velôso. Foram produzidas 5 mil caixas personalizadas que serão doadas para os Faróis da Educação e escolas comunitárias de São Luís.

O objetivo é enriquecer o acervo dessas instituições, promover o incentivo à leitura entre crianças e adolescentes e disseminar o conhecimento a respeito do nosso estado e das nossas tradições. “É uma grande alegria ter esses livros reunidos e ao mesmo tempo já ter um destino certo, fazer chegar às mãos de muitas crianças por meio de nossas parcerias. A retomada da parceria com a Xama Teatro também nos enche de orgulho, por juntar linguagens e apresentar essas histórias com mais expressão”, afirma Wilson.

O Xama Teatro e o escritor são parceiros desde 2005. O grupo já encenou várias peças baseadas em livros de Wilson Marques em simpósios, encontros nacionais e feiras de livro. Para o lançamento da caixa, no Centro de Criatividade, o Xama preparou a peça Histórias da Ilha, inspirada nas obras Touchê: uma aventura em noite de São João, Quem tem medo de Ana Jansen? e A menina levada e a serpente encantada.

O SESC-MA, também parceiro neste projeto, vai incluir a caixa de Wilson em sua biblioteca móvel, instalada em um caminhão. O Bibliosesc realiza atualmente um importante trabalho de divulgação e incentivo à leitura em comunidades da grande São Luís. Entre as ações de lançamento estão programadas 24 caravanas literárias em comunidades locais, com peça teatral, bate-papo literário e entrega de livros, tudo com o objetivo de sensibilizar os estudantes para a importância da leitura.

Projeto Passeios pela História e Cultura do Maranhão

Lançamento: Dia 12 de março, às 19h

Centro de Criatividade Odylo Costa, filho - Praia Grande

Com apresentação da peça Histórias da Ilha, do grupo Xama Teatro

Distribuição gratuita

O que tem na caixa:

·         Touchê: uma aventura pela Cidade dos Azulejos – Numa aventura emocionante pelo bairro da Praia Grande, o misterioso personagem Touchê conta para o garoto Rafa um bocado da história de São Luís, fala das suas lendas, riquezas arquitetônicas e monumentos.

·         Touchê: uma aventura em noite de São João – A história se passa no tradicional bairro da Madre Deus. Ao longo da aventura, Rafa passa por medos e perigos, ao mesmo tempo em que aprende muitas coisas sobre as tradições folclóricas do Maranhão.

·         Quem tem medo de Ana Jansen? – Conta a história da famosa senhora de escravos Ana Jansen que, ao morrer, foi condenada a um terrível suplício.

·         Touchê e o segredo da Serpente Encantada – Tem como tema a lenda da Serpente Encantada, uma das mais populares do Maranhão.

·         Touchê e a Rafa em a revolta de Beckman – O autor une ficção e realidade para contar como aconteceu a maior e mais importante revolta popular do Maranhão. Acompanha encarte de atividades.

·         Touchê e Rafa em A invasão francesa e a fundação de São Luís – A história da invasão francesa e da fundação do forte São Luís, que daria origem à capital maranhense.

Saiba mais:

Wilson Marques é natural de Caxias-MA. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), atuou em jornais de São Luís e de São Paulo. Apaixonado pela arte em suas mais diversas formas, enveredou pela fotografia e pela literatura, produzindo uma série de títulos infanto-juvenis inspirados nas ricas tradições folclóricas e culturais do Maranhão. Destaques para Quem tem medo de Ana Jansen?,O tambor do Mestre Zizinho, A lenda do Rei Sebastião e o Touro Encantado em cordel, O jovem João do Vale, A menina inhame e Os dois irmãos e o Olu. Wilson é redator publicitário e mora em São Luís. Tem 18 livros publicados, vários deles adotados por escolas da capital.

Kirlley Velôso, formado em Desenho Industrial pela Escola Técnica Federal, atuou em agências de publicidade como ilustrador e assistente de arte. Depois de cinco anos no mercado publicitário, montou um estúdio de ilustração que atende editoras, marketing interno de empresas, agências de publicidade e empresas. Kirlley criou personagens, ilustrou livros didáticos, paradidáticos, história em quadrinhos, story-boards para filmes publicitários, embalagens de brinquedos, alimentos, etc. Alguns clientes: Editora Moderna, Editora FTD, Magic Toys, Distribuidora Nestlé, Cemar, Celpa, Caema, Escola Crescimento, Vale, Alumar e Escola Maple Bear.

Nenhum comentário: