Compartilhe

sábado, 28 de março de 2015

REDE SUSTENTABILIDADE JÁ RACHOU: SURGE O RAIZ MOVIMENTO CIDADANISTA

Afagos políticos entre Aécio Neves e Marina Silva implodiram a Rede Sustentabilidade
A "nova política" pregada por Marina Silva fez água antes mesmo da oficialização da Rede Sustentabilidade.

O pretenso partido rachou durante a campanha eleitoral de 2014, quando Marina declarou apoio ao tucano Aécio Neves no segundo turno.

As feridas da campanha ficaram abertas e provocam novos sangramentos. Rachada em vários grupos, a plataforma política da Rede Sustentabilidade já teve defecções oficiais.

Sob a liderança da deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP), foi lançado nesta sexta-feira 27 um novo coletivo político, o Raiz Movimento Cidadanista, formado por dissidentes da Rede Sustentabilidade.

CIDADANISMO

O nome é complexo e tem pouco apelo publicitário, mas o Raiz Movimento Cidadanista pretende ser um partido-movimento horizontal, inspirado no espanhol "Podemos" e no grego "Syriza".

A ideia básica do cidadanismo é universalizar o conceito de cidadania, na sua "efetividade plena".

Na Carta Cidadanista, o movimento condena a concentração de renda e o modelo representativo no Brasil. "Nossa democracia é sequestrada pela força do dinheiro e corrompida pelo poder", diz o documento, ao final da página 4.

A crítica estende-se à polaridade entre PT e PSDB, exacerbada na disputa entre Dilma Roussef e Aécio Neves. No entendimento dos cidadanistas, "as eleições de 2014 foram um jogo de ilusões. Ideias vazias, promessas vãs, mentiras, negociatas entre as castas econômicas e políticas."

FUNDAMENTOS

Com 35 páginas, a Carta Cidadanista explica as origens do partido-movimento, baseadas no tripé “Ubuntu”, “Teko Porã” e “Ecossocialismo”.

A filosofia Ubuntu é inspirada na cultura milenar da paz e no movimento software livre. Dessa síntese, ressignificada na política, Ubuntu significa a prática da solidariedade, do compartilhamento, fraternidade e respeito ao meio ambiente. Os prêmios Nobel da Paz Nelson Mandela (1993) e Desmond Tutu (1984) são ícones do cidadanismo à brasileira.

PARA ENTENDER...

Abaixo, o blogue selecionou outros trechos da CartaCidadanista que explicam a fundamentação teórica do futuro partido:

"Elegemos a filosofia UBUNTU como uma de nossas raízes, por decisão política e compromisso com a construção de um pensamento que rompe com a lógica ocidental, de sujeito autocentrado e individualismo exacerbado".

“UBUNTU também é referência para a comunidade do software livre, baseada no trabalho cooperativo. E nos ajuda a sonhar com uma democracia direta, participativa e colaborativa, em que as tecnologias da informação e da comunicação são colocadas a serviço da emancipação humana, de forma livre e aberta.”

“A ética UBUNTU representa o rompimento com o individualismo. UBUNTU é pertencimento à unidade, interdependência e colaboração. Diálogo, consenso, inclusão, compreensão, compaixão, cuidado, partilha, solidariedade. “Eu sou porque você é” - “nós somos porque você é e eu sou”. Importa a dignidade de todos." 

"Assumir UBUNTU é colocar emancipação e cidadania em novos patamares. E sua filosofia vem lá da África. “A minha humanidade está presa e está indissoluvelmente ligada à sua. Eu sou humano porque eu pertenço. Ele fala sobre a totalidade, sobre a compaixão. Uma pessoa com UBUNTU é acolhedora, hospitaleira, generosa, disposta a compartilhar.”

“BEM VIVER, conceito político, econômico e social que tem por referência a visão dos povos originários da América: Sumak Kawsai em quéchua; Suma Qamaña em aymara; Tekó Porã, em guarani. É uma filosofia que também está na nossa alma original e significa viver em aprendizado e convivência com a natureza.”

“Esta sabedoria, reconhecida nos povos do Xingu e presente 13 em todas as culturas ameríndias, nos leva a compreender que a relação entre todos os seres do planeta tem que ser encarada como uma relação social, entre sujeitos, em que cultura e natureza se fundem em humanidade."

"O TEKO PORÃ se afirma no equilíbrio com o Planeta e no conhecimento ancestral dos povos originários. Conhecimento nascido da profunda conexão e interdependência com a natureza. A vida em pequena escala, sustentável e equilibrada, é necessária para garantir uma vida digna para todos e a sobrevivência do planeta. Também guarda correspondência ao histórico desejo de emancipação e unidade dos povos latino americanos, expressas na utopia da Pátria Grande (Abya-Yala).”

“Somente podemos entender TEKO PORÃ em oposição ao “viver melhor” ocidental, que explora o máximo dos recursos disponíveis até exaurir as fontes básicas da vida.”

“Queremos medir o bem estar de nosso povo muito mais pela FELICIDADE INTERNA BRUTA que pelo Produto Interno Bruto, afinal, conforme o Manifesto Antropofágico do Modernismo brasileiro: “a alegria é a prova dos nove!”. 

“ECOSSOCIALISMO, uma reflexão crítica que resulta da convergência entre reflexão ecológica, reflexão socialista e reflexão marxista. O capitalismo é insustentável, sua lógica de reprodução e lucro não prevê limites, extraindo tudo e todos à sua frente, incluindo sonhos. A seguir o atual modelo de consumo, o Planeta estará definitivamente exaurido em poucas gerações. Não temos o direito de seguir roubando o futuro dos que estão por vir. Para reverter este processo, o único caminho é a Revolução Ecológica...”

“A proposta de uma Revolução Ecológica baseada no ECOSSOCIALISMO representa, ao mesmo tempo, o resgate dos ideários emancipatórios construídos pelos movimentos sociais contestatórios e a rejeição às ilusões dos que pretendem apenas reformar o sistema vigente. Ela incorpora os valores de convivência solidária do TEKO PORÃ e UBUNTU, com valores éticos profundos do COMUM, visando a construção de uma cidadania ativa e solidária.”

“Um partido de novo tipo, um PARTIDO-MOVIMENTO. Um partido que construa pontes para o diálogo entre os cidadãos e não atalhos para as castas dirigentes. Um partido que dialogue com os movimentos sociais, mas sem cooptá-los. Um movimento social e um partido político, ao mesmo tempo. E, também, um PARTIDO em MOVIMENTO. Um partido que se construa nas ruas e também nas redes que integram os “debaixo”, os legítimos donos do poder...”

“Nossa esperança: Reencantar o mundo desencantado. Tornar novamente a política algo apaixonante. Por isso buscamos força em nossas raízes mais profundas, resgatando nossa ancestralidade africana, ameríndia e europeia para constituir um novo ethos político, mestiço como somos, que nasce do amálgama entre UBUNTU, TEKO PORÃ e ECOSSOCIALISMO, reconstruindo o sentido do BEM COMUM e apontando para a conquista da CIDADANIA PLENA.”

Nenhum comentário: