Compartilhe

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

FESTIVAL DE JAZZ & BLUES: MÚSICA E CINEMA NOS LENÇÓIS MARANHENSES


Vocês estão sabendo que, na edição deste ano do Lençóis Jazz e Blues Festival, Barreirinhas vai receber o Circuito Itinerante do Anim!Arte 2014/2015 -, o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Animação?

Este ano, a VII Lençóis Jazz e Blues Festival terá como novidade a integração entre música e cinema. Nos dias 18, 19 e 20 de setembro, os fãs da boa música que forem à Barreirinhas poderão curtir, também, o GRAND PRIX ANIM!ARTE LENÇÓIS MARANHENSES - Circuito Itinerante do Anim!Arte 2014/2015- Festival Internacional de Curtas-Metragens de Animação. Também poderão participar gratuitamente de oficinas de animação. 

O circuito será realizado, das 16h às 19h, no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição - Igreja Matriz. Tem como foco o público estudantil e possui categorias de estudantes e profissionais.

Os filmes exibidos no festival foram produzidos por crianças, jovens e adultos de mais de 40 países. O GRAND PRIX ANIM!ARTE, Circuito Itinerante do Anim!Arte 2014/2015 é uma versão condensada da edição anual do Anim!Arte realizada na Cidade do Rio de Janeiro, onde o evento foi criado em 2001. Ao todo já foram realizadas 11 edições. Na última delas, em 2014, foram exibidos 357 filmes produzidos em 46 países.

Agora, em Barreirinhas, a expectativa é de que muitos espectadores assistam às 50 produções de 23 nacionalidades que envolvem as mais diversas temáticas. Entre elas, os filmes estudantis premiados em diversos festivais internacionais: "Wedding Cake" da Alemanha, "Fuga Animada" do Brasil, e "Parcel Quest".

Oficinas de Animação

Durante o Grand Prix - Anim!Arte Lençóis Maranhenses, também será realizada uma oficina de animação stop motion durante dois dias. No sábado (19/09), das 16h às 18h, e no domingo (20/09), no mesmo horário do sábado. Poderão participar 20 pessoas. 

Os participantes da oficina irão realizar um filme com personagens construídos a partir de bonecos articulados representando animais típicos da região dos Lençóis Maranhenses, (como o Guará, o Jacaretinga, a Tartaruga pininga e a gaivota) tocando instrumentos musicais usados por músicos de Jazz e Blues.

A técnica utilizada é conhecida como "stop motion" (parada e movimento), onde as animações são produzidas por meio de movimentos sequenciais obtidos por registros fotográficos, e posteriormente, editados no computador.

[ATENÇÃO] Inscrições:

Para se inscrever nas oficinas de "Stop Motion", o interessado deverá enviar - até o dia 16/09 -, o nome completo, o nome da instituição educacional, idade e uma justificativa sobre qual tema pretende abordar na oficina para o e-mail: animarte@vouanimarte.com.br

Obs: O número de inscritos ficará restrito ao número de vagas disponíveis.

Gostou da novidade? Saiba mais informações sobre a 7ª edição do Lençóis Jazz e Blues Festival no www.lencoisjazzeblues.com.br. Siga o festival no Twitter (@lencoisfestival) e Instagram (@lencoisfestival).

O VII Lençóis Jazz e Blues Festival conta com os patrocínios do Governo do Estado do Maranhão e da Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura; os apoios culturais das Secretarias de Estado de Turismo e de Cultura do Maranhão, das Prefeituras Municipais de Barreirinhas e de São Luís, da FIEMA/SESI, SEBRAE, Tory Brindes, Clara Comunicação, Restaurante Zaitun, Taguatur e Tv Mirante, além das parcerias das Pousadas Murici, Paraíso dos Lençóis, Pousada do Riacho, Paraíso dos Guarás, Pousada Lins, Pousada Solar das Gaivotas, Porto Preguiças Resort, Gran Solare Lençóis Resort, Hotel Grand São Luís e dos restaurantes Zaitun e Deck Bistrô.

Nenhum comentário: