Já está disponível no SITE a revista "Germinal: marxismo e educação em debate", uma publicação do Grupo de
Estudos e Pesquisas Marxismo, História, Tempo Livre e Educação (MHTLE) em
conjunto com os grupos História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) e
Linha de Estudo e Pesquisa em Educação Física & Esporte e Lazer (LEPEL).
A publicação visa difundir e debater a problemática educacional à luz do marxismo, com artigos de pesquisadores renomados, resenhas, resumos de dissertações e teses. A revista apresenta nesta edição o documento clássico "Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã", de Friedrich Engels.
Um dos artigos da publicação é de autoria da professora Maria de Fátima Félix Rosar, intitulado "Categorias fundamentais para a historiografia da educação na segunda década do século XXI". Veja o resumo do artigo:
"O texto
apresenta breve análise da realidade produzida pelo desenvolvimento do
capitalismo, na atualidade, destacando a necessidade de se recolocar no âmbito
da historiografia da educação, na segunda década do século XXI, categorias
fundamentais apreendidas na produção histórica do contexto nacional: Estado,
Burocracia e Mercado. Evidencia estratégias do Estado capitalista no Brasil no
processo de associação entre o setor público e o setor privado, para garantir a
manutenção da educação sob a tutela do Estado. Faz ênfase na articulação a ser
ampliada entre os educadores e pesquisadores críticos, para realizar um
enfrentamento teórico-prático sistemático e intensivo, em face da investida do
governo federal que tenta neutralizar a ação política das organizações
sindicais dos educadores."
O artigo completo pode ser baixado (em pdf) no SITE da revista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário