Compartilhe

quarta-feira, 20 de maio de 2015

ELEIÇÕES 2016: A PESQUISA, O TEMPO, A MÁQUINA E O CARISMA

A 1 ano e cinco meses da eleição para a Prefeitura de São Luís, a pesquisa Escutec aponta uma larga vantagem da deputada federal Eliziane Gama (PPS) sobre os adversários.

Ela venceria em quatro cenários (veja o gráfico acima), variando de 33,5% a 42,8%.

Segundo o levantamento, o prefeito Edivaldo Holanda Junior (PTC) corre até o risco de ficar fora do segundo turno e não chega a 15% em nenhum dos cenários apresentados.

Pesquisa é fotografia de um momento. No retrato atual, o prefeito está derrotado, mas conta com algumas variáveis que podem ajudá-lo a melhorar e até reverter a situação. Vejamos:

1) O apoio do governador Flávio Dino
O governador Dino prefere Holanda, mas não entrará na campanha de peito aberto
Embora o governador tenha dito que participará das eleições apenas como militante, o seu partido, PCdoB, está engajado na reeleição do prefeito.

O PCdoB pode ser inclusive o destino partidário do prefeito, que estuda mudar de legenda, tornando Holanda Jr o candidato oficial da legenda do governador.

2) A força da máquina

O inverno está chegando ao fim e a Prefeitura começou a tapar os buracos - a obra mágica que produz um efeito eleitoral impressionante em São Luís, onde tudo se resume a asfaltamento.

A máquina também atrai aliados. É o caso, por exemplo, do PT, que pode agregar 3 minutos de propaganda eleitoral a Holandinha.

O poder econômico é portanto decisivo na formação de uma coligação gigante para reeleger o prefeito.

3) O carisma pessoal do prefeito

Jovem, evangélico e de sorriso fácil, Holandinha é abraçado pelo povo por onde passa, principalmente nos bairros mais destruídos e miseráveis, onde a Prefeitura é totalmente ausente.

Parte da campanha será decidida na propaganda eleitoral e no corpo a corpo, onde o sorriso e os abraços do prefeito no meio do povo mais abandonado pode reverter o quadro.

4) O tempo
Em 1 ano, operação tapa-buracos precisa agir em 400 bairros de São Luís
Ainda falta mais de um ano para a eleição. O comando agora deve passar para o pai do prefeito, Holandão, o homem que realmente manda na Prefeitura.

Experiente em eleições, Holandão vai começar a operar a arrancada do filho.

Mas, o tempo diz respeito também às variações do clima. Se chover muito no inverno de 2016, os buracos voltarão, porque o asfalto das operações tapa-buracos é sempre ruim.

Se chover muito, a reeleição pode ir por água abaixo.

Nenhum comentário: