Compartilhe

sábado, 9 de maio de 2015

ELEIÇÕES NA UFMA: FRANCISCO GONÇALVES VOTA EM ANTÔNIO (REITOR) E MARISE (VICE)

Em carta, professor Francisco Gonçalves declara apoio ao MUDe
O professor do departamento de Comunicação Social e secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, declarou voto nas candidaturas do Movimento UFMA Democrática (MUDe): Antônio Gonçalves reitor e Marise Marçalina vice-reitora.

A posição de Gonçalves é coerente com sua trajetória política de alinhamento ao campo democrático-popular, representado na UFMA pelo MUDe, que conseguiu agregar um expressivo apoio entre professores, servidores administrativos e estudantes.

Doutor em Comunicação (UFRJ) e ex-candidato a reitor (2007) em oposição a Natalino Salgado, Francisco é uma das principais lideranças da UFMA.

Em uma carta (veja abaixo) distribuída nas redes sociais, intitulada “Se é para mudar o reitor, vamos mudar a UFMA”, Francisco Gonçalves argumenta que a instituição precisa romper o continuísmo, elegendo “um reitor que consiga articular a expansão física e institucional da universidade com o fortalecimento qualitativo do ensino, da pesquisa e da extensão”, justificou.

A eleição na UFMA está polarizada entre as candidaturas do MUDe (Antônio Gonçalves/Marise Marçalina) e do reitor Natalino Salgado Filho: Nair Portela reitora e Fernando Carvalho vice.

Carvalho tentou ser candidato a reitor, mas Salgado preferiu Portela.

Os outros dois candidatos – Antônio Oliveira, atual vice-reitor, e Sofiani Labidi – racharam a base do reitor Natalino Salgado e vão disputar votos no mesmo reduto da candidata oficial.

LIBERDADE DE PENSAMENTO

O posicionamento do professor Francisco Gonçalves, um dos principais secretários do governo Flávio Dino (PCdoB), destoa da orientação do Palácio dos Leões, que prefere a eleição de Nair Portela.

O PCdoB está engajado na campanha de Nair, através do SintUFMA, controlado pelos comunistas, e de uma parte do DCE, sob a proteção do reitor.

Nair é irmã do secretário de Segurança Jeferson Portela, filiado ao PCdoB.

Candidato do MUDe, Antônio Gonçalves é o presidente (licenciado) do PSOL no Maranhão e também da Apruma (Associação dos Professores da UFMA), seção sindical do Andes-SN.

A opção de Francisco Gonçalves pela candidatura da oposição na UFMA é uma demonstração de autonomia e liberdade de pensamento.

Revela também que não há imposição no governo. O fato de ser secretário de Direitos Humanos e Participação Popular não obriga Francisco Gonçalves a votar na candidata do Palácio dos Leões.

Veja a carta:

SE É PRA MUDAR O REITOR, VAMOS MUDAR A UFMA!

Na próxima eleição pra reitor, votarei no Prof. Antonio Gonçalves para reitor e na professora Marise Marçalina para vice-reitora.

Primeiro, porque a UFMA precisa mudar os rumos de sua história, marcada fortemente pelo continuísmo;


Segundo, porque a UFMA precisa de um reitor que veja no contraditório a possibilidade do diálogo e a base da liberdade de pensamento;

Terceiro, porque a UFMA precisa de um reitor que consiga articular a expansão física e institucional da universidade com o fortalecimento qualitativo do ensino, da pesquisa e da extensão;

Quarto, para que a universidade interaja audaciosamente com a realidade do Maranhão e com a superação das desigualdades. Pois, se esta eleição é pra mudar o reitor, vamos aproveitar e mudar a universidade, em quantidade e qualidade!

Francisco Gonçalves da Conceição, professor do Departamento de Comunicação Social e doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ.

Nenhum comentário: