Compartilhe

quinta-feira, 21 de maio de 2015

ELEIÇÕES NA UFMA: CANDIDATOS À REITORIA AVALIAM DEBATE

Debate acalorado e propositivo entre os candidatos a reitor motivou....
a participação da comunidade acadêmica da UFMA
Os candidatos à sucessão para reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), José Silva Oliveira, Antônio Gonçalves e Sofiane Labidi participaram de debate, na tarde/noite desta quarta-feira, 20, e apresentaram suas propostas e responderam aos questionamentos da comunidade universitária. A candidata Nair Portela apesar de convidada não compareceu ao debate.

O debate com a mediação do publicitário Marlon Botão foi organizado pela Apruma-Seção Sindical do Andes–Sindicato Nacional em parceria com os centros acadêmicos dos cursos de Direito, Ciências Contábeis, Comunicação e Serviço Social, aconteceu no auditório setorial do Centro de Ciências Sociais (CCSo) da UFMA e durou aproximadamente três horas.   

O diretor da Apruma–Seção Sindical professor Cláudio Anselmo destacou  a chance do eleitorado conhecer os candidatos e suas propostas. “Contribuir com esse processo participativo, oportunizando o debate democrático, é fundamental para que docentes, discentes e técnicos administrativos façam uma escolha livre e consciente”, ressalta.

Ao final os candidatos enfatizaram a importância e qualidade do debate que objetivou contribuir para o processo democrático:  

Professor Sofiane Labidi: “Foi muito válido, fiquei muito satisfeito  com o nível  do debate. Acho que é o momento mais bonito dessa campanha, esse momento agora de estar junto, confrontando ideias e ouvindo a pergunta dos presentes. É importante, um espaço democrático, numa campanha para reitor que a comunidade científica, comunidade acadêmica, nossos alunos, técnicos administrativos ouçam as propostas, avaliem e votem no projeto que considerem melhor. Então esse tipo de debate serve pra isso".

José Oliveira: “Eu acho que mostra o quanto os candidatos a reitor da universidade estão preparados. Eles vem aqui pra fazer uma prestação de conta mais próxima, mais combativa, no corpo a corpo com os estudantes, as propostas sendo debatidas individualmente com cada segmento da Universidade Federal do Maranhão. Eu vejo como bastante positivo. O debate foi muito bom e nos deu força suficiente para enfrentarmos a eleição no próximo dia 27”.

Antonio Gonçalves: “Eu penso que a universidade tem que ser um ambiente em que as pessoas tenham liberdade de falar o que pensam, sem nenhum tipo de retaliação. Nós achamos que o debate foi muito bom. Os candidatos que estiveram aqui puderam falar claramente aquilo que pensam da universidade e o que propõem para a universidade. E a nossa proposta é uma proposta que tem tido o acolhimento da comunidade e tivemos a oportunidade de poder detalhá-la. Nós defendemos a universidade pública, com financiamento público e nós deixamos muito claro de que modo que nós queremos construir essa universidade”.

A consulta eleitoral que definirá o reitor da UFMA para o período de 2015 a 2019 será realizada em 27 de maio, a partir de 8h e encerrando às 21h30. Podem votar professores, estudantes e técnicos administrativo. O processo eleitoral tem ainda dois candidatos a vice-reitor(a): Fernando Carvalho Silva, do Departamento de Química; e Marise Marçalina Rosa, do programa Inovação Pedagógica.

Apruma / Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: