Compartilhe

domingo, 17 de maio de 2015

ASSISTENTES SOCIAIS: QUEM SÃO E O QUÊ REIVINDICAM?

Por Deuzilene Viegas, Assistente Social

Assistentes sociais são trabalhadores como tantos outros na divisão do trabalho coletivo. São profissionais que lutam por valorização em um contexto em que a palavra de ordem e a terceirização. Ao longo dos anos saímos tutela da Igreja Católica e passamos para as regras contratuais do Estado e das empresas privadas. Felizmente durante esses mesmos anos amadurecemos, teórico e politicamente.

Deixamos de ser “moças boazinhas que ajudam os pobres” para sermos profissionais com sólida formação teórica o que nos habilita a compreender a sociedade em todas as suas dimensões. Essa mesma formação nos possibilita entender que as desigualdades sociais são fruto da forma como o modo de produção segrega os trabalhadores. 

Entendemos que é necessário ampliar direitos sociais, garantir a cidadania a todos indistintamente. Temos claro ainda que para lutar por direitos “para todos” faz-se necessário que garantamos os nossos também. Por isso nesta data, dia do Assistente Social, estamos na rua.

Lutamos por valorização profissional, pois somente reconhecimento social não é suficiente. 

Precisamos de salários dignos, por isso temos como uma nossas pautas a necessidade de um piso salarial para a categoria. Lutamos por concursos públicos para garantir estabilidade aos profissionais e evitar os assédios imorais as vésperas de cada eleição. Lutamos para que sejam nomeados os aprovados no concurso do Tribunal de Justiça 2011, posto que a presente data somente uma Assistente Social do referido concurso foi nomeada. Enquanto isso o serviço do Judiciário é imposto por Magistrados e Magistradas aos Assistentes Sociais das Prefeituras Municipais.

Precisamos que a Assistência Social seja executada como Política Pública de Estado e isso requer profissionais valorizados. Só pra lembrar: valorização se dá com reconhecimento social sim, mas principalmente com salário digno, estabilidade e condições de trabalho.

Que essa luta renda bons frutos, com boas sementes para futuras plantações. Abraços aos colegas, Assistentes Sociais ou não, que acreditam que a luta sempre vale a pena.

Nenhum comentário: