Compartilhe

quinta-feira, 7 de maio de 2015

CASA D’ARTE APRESENTA: URIAS DE OLIVEIRA NA PERFORMANCE GRIOT "CONTOS AFRICANOS"

A Performance será apresentada em duas sessões, sábado, 9 de maio, no CASA D'ARTE CENTRO DE CULTURA, na Raposa.

Às 17h, voltada para os jovens do projeto Viva com Paz, e outro as 20 h, dentro da programação da Noite Cultural Quintal - Lado B (traga seu vinil), aberta ao público.

GRIOT "CONTOS AFRICANOS"
Urias de Oliveira interpreta contador de histórias sobre contos africanos
A performance Griot Contos Africanos apresenta o ator/performer Urias de Oliveira contando cinco mitos africanos (Ioruba). Os mitos narram a criação do mundo movida pela força maior dos Orixás, o Supremo Olorum - Olodumare, o tempo; e segue descortinando os mistérios da criação da Terra e de seus habitantes. Revela ainda a presença das forças da natureza em cada um dos Orixás, nos quais Olorum entregou aos seus cuidados os humanos.

Na performance podemos vislumbrar a importância e a presença de cada elemento da natureza em nossa vida cotidiana e no espaço que nos cerca. O ator Urias de Oliveira lança mão, com simplicidade, de várias linguagens para compor a performance: contos, cantos, danças, projeções e manipulação de objetos, que são utilizados para conduzir o espectador ao fundo dos mitos que estão na base de nossa formação cultural brasileira.

Sinopse: Um Griot (contador de histórias) narra 5 mitos da criação e apresenta Olorum, o Senhor Supremo dos Deuses Africanos, e outros orixás empenhados na criação da Terra e dos seres humanos. A performance evolui do nada primordial para uma Terra povoada por homens e mulheres que recebem, como presente de Olorum, os tambores e a festa sagrada que dá origem à religião africana e a todas as festas populares.

VIVA COM PAZ

O Projeto Viva com Paz tem inspiração no Projeto Comunicapaz, que funciona desde 2010 no bairro da Vila Embratel, no Núcleo de Extensão da UFMA, em São Luís, sob coordenação da Profª Vera Sales/UFMA, e já atende jovens de 14 a 24 anos.

O projeto vem trabalhando conteúdos relacionados à cultura de paz em diversas oficinas de rádio, dança, teatro, blog, vídeo, entre outros. Com o apoio do Fundo Social de Penas de Prestação Pecuniária, sob a coordenação da 2ª Vara de Execuções Penais – Penas e Medidas Alternativas, o projeto se ampliou para o Alto do Farol e adjacências, na Raposa, sendo desenvolvido na sede do Instituto Maranhão Sustentável (Casa d’Arte Centro de Cultura).

Nesta versão formará jovens em linguagem teatral, partindo do reconhecimento e identificação da realidade cotidiana dos dois bairros (Vila Embratel, São Luís e Alto do Farol e adjacências, Raposa) trabalhando os valores da Cultura de Paz.

Em comum, esses bairros tem a alta taxa de mortalidade, especialmente homicídio juvenil masculino (homens entre 15 e 24 anos), que é um dos mais significativos indicadores de violência, porque é nessa faixa etária e gênero que se concentra o maior percentual de vítimas.

QUINTAL CULTURAL - LADO B (traga seu vinil). 

O projeto mensal do Casa d'Arte Centro de Cultura consiste em estimular a escuta e a valorização do disco em vinil, num bom bate-papo em torno de uma vitrola portátil, provocando assuntos, discussões e até mesmo troca entre apreciadores desta relíquia.

A noite sempre precederá de uma atração artística. Nesta segunda edição, o ator Urias de Oliveira, através do Projeto Viva com Paz, apresenta a performance: GRIOT "CONTOS AFRICANOS"

Também faz parte da programação a exposição “Dos dias em que a ausência é marca” e o Circuito Tela Verde.

DOS DIAS EM QUE A AUSÊNCIA É MARCA

A exposição do artista visual Dinho Araujo revela um olhar crítico e poético sobre identidade, patrimônio e memória, contrapondo visões antagônicas sobre São Luís. A mostra é um convite ao encontro das ausências - universos que traduzem dilemas e conflitos do espaço público urbano. "Dos Dias em que a ausência é marca" faz parte do acervo de exposições itinerantes do SESC/MA e já circulou por sete capitais brasileiras através do Projeto Sesc Amazônia das Artes.

CIRCUITO TELA VERDE

O Circuito Tela Verde é um programa do Ministério do Meio Ambiente e promove regularmente a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente, que reúne vídeos com conteúdo socioambiental e curtas de animação sobre resíduos sólidos para serem exibidos em todo país. O Casa d'Arte é um exibidor do Circuito Tela Verde.

SERVIÇO


QUINTAL CULTURAL - LADO B (traga seu vinil)

Performance Griot + exibição de vídeos + audição de vinil + exposição + área arborizada com serviço de bar e cobertura de Wi-fi + aceitamos cartão de crédito e débito + palco livre

Realização: Instituto Maranhão Sustentável e Casa d’Arte – Centro de Cultura.


Apoio: 2ª Vara de Execuções Penais, Tribunal de Justiça do MA, SESC/MA e Ministério do Meio Ambiente.


Produção: Wagner Heineck 

Dia 9 de Maio de 2015 (sábado) às 20h

ENTRADA FRANCA

Local: CASA D'ARTE - CENTRO DE CULTURA
Rua do Farol do Araçagy, 9 - Raposa/MA – Brasil (Rua em frente a Clínica do Ruy Palhano)
Informações: 99974-9366 / 98702-6894

Nenhum comentário: