Compartilhe

terça-feira, 22 de setembro de 2015

SEMINÁRIO DE RÁDIOS COMUNITÁRIAS TERÁ PAINEL SOBRE COMUNICAÇÃO DEMOCRÁTICA NO MARANHÃO

Agência Secom

Para abrir o ‘Seminário de Rádios Comunitárias', na próxima sexta-feira (25), o governador Flávio Dino e o secretário Emiliano José, da Secretaria Nacional de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações, conduzirão os debates do painel ‘Caminhos para uma Comunicação Democrática no Maranhão’. O evento, que se prolongará até o sábado (26), pretende qualificar entidades de 29 municípios que participarão do novo Plano Nacional de Outorgas (PNO) para emissoras comunitárias e educativas.

O painel pretende discutir o papel das rádios comunitárias no processo de democratização dos meios de comunicação no estado. Ao lado do governador, estará Emiliano José, que é jornalista e doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea. Além dele, outros técnicos do Ministério das Comunicações estarão em São Luís orientando os radialistas para que estejam aptos a disputar os editais de concessão no PNO.

“É uma iniciativa concreta do Governo e muito importante para proporcionar qualificação aos comunicadores populares, para que possam apresentar bons projetos e obterem êxito no Plano Nacional de Outorgas realizado pelo Ministério das Comunicações. Este é mais um passo importante que contribuirá para ampliar a democratização dos meios de comunicação no Estado, uma das prioridades do governador Flávio Dino para este segmento”, explicou o secretário de Estado de Comunicação, Robson Paz.

O Seminário é realizado pela Secretaria de Assuntos Políticos e Federativos (SEAP), Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), em parceria com o Ministério das Comunicações e a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço/MA). Terá como tema ‘Orientações para Novas Outorgas’ e capacitará os comunicadores populares para assegurar que os 29 municípios maranhenses contemplados no PNO participem da seleção e consigam garantir a abertura de novas emissoras.

Os municípios contemplados para obter outorgas de novos serviços de radiodifusão no Maranhão são: Água Doce, Aldeias Altas, Alto Parnaíba, Amarante, Balsas, Barão de Grajaú, Cajari, Campestre, Codó, Colinas, Grajaú, Itapecuru, Itinga do Maranhão, Lago do Junco, Maracaçumé, Matões, Olho d’Água das Cunhãs, Paço do Lumiar, Penalva, Pio XII, Presidente Juscelino, Sambaíba, Santa Quitéria, Santo Amaro, São João Batista, São Luís, Tasso Fragoso, Timon e Tutóia.

Programação

Na sexta-feira (25), o painel de abertura será no Teatro João do Vale, de lá, o público segue para o Hotel Premier, onde ocorrerá mesa temática ‘Apresentação da nova norma e passo a passo para solicitação de outorga’, que terá como palestrante Samir Nobre, coordenador-geral de Radiodifusão Comunitária do Ministério das Comunicações.

Já na manhã de sábado (26), ainda no Hotel Premier, acontecerão mais duas mesas temáticas: ‘Operações e dúvidas frequentes sobre o CADSEI’, ministrada pelo técnico dos Ministério das Comunicações, Rodrigo Gebrim; ‘Próximos Passos para uma Comunicação Democrática e Popular no Maranhão’, que terá como palestrantes, o Secretário de Estado de Assuntos Políticos e Federativos, Márcio Jerry, Secretário de Estado de Comunicação, Robson Paz, e coordenador de Formação da ABRAÇO/MA, Ed Wilson Araújo.

Nenhum comentário: