Compartilhe

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

JORNALISTAS DIVERGEM SOBRE O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL

Estive em Belém (PA) na semana passada, véspera do Fórum Social Mundial. Observei a movimentação da cidade, li alguns jornais e produzi o texto intitulado “JACKSON NO FÓRUM ERRADO”, criticando a presença do governador Jackson Lago (PDT) em um evento de esquerda.

No mesmo dia o jornalista Marco d’Eça, do Sistema Mirante, postou em seu blog o texto “JACKSON LAGO NO FÓRUM CERTO”.

Os dois artigos estão disponíveis abaixo e divergem na essência sobre o Fórum Social Mundial (FSM) e o papel da esquerda.

Marco D’Eça, no intuito de desqualificar a presença do governador maranhense no FSM, acaba fazendo um soneto desconcertado sobre o sentido da conjuntura mundial.

“O evento, promovido por debilóides utópicos internacionais que ainda acreditam nas baboseiras de Karl Marx e acham que Che Guevara virou santo e faz milagres, é uma tentativa de contraponto ao Fórum Econômico Mundial, que reúne as nações mais ricas e desenvolvidas do mundo”, analisa o blogueiro do imirante.

Diz ainda que os tipos alternativos reúnem-se para “discutir o nada”. Sugere ser o fórum o local mais apropriado para Jackson Lago, a quem classifica de “ultrapassado, incompetente e corrupto.”

“O Fórum Social Mundial é só um lugar para porras-loucas. Só isso. Jackson Lago no poder é o símbolo do que representam as idéias do Fórum Social Mundial...”, finaliza D’Eça.

A interpretação do respeitado jornalista exagera na dose. É como se o FSM fosse um festival de Woodstock engajado ou um piquenique dos movimentos sociais.

Não é isso. O fórum é um importante espaço de debates e proposição diante do complexo cenário econômico e social do mundo.

As idéias de Marx, Lênin, Guevara etc alimentaram e ainda servem de inspiração para os sonhos de muita gente.

Militantes de esquerda (organizados em sindicatos, movimentos populares e partidos) ajudaram muito a conquistar a redemocratização do Brasil, as eleições diretas, a liberdade de manifestação do pensamento e expressão.

Hoje comemoramos 25 anos do primeiro grande comício das Diretas Já, na praça da Sé, em São Paulo, que motivou a reestruturação democrática do nosso país.

Mas antes desse acontecimento muita gente foi torturada e morreu. Pessoas idealistas deram a vida para que nós, hoje, possamos debater livremente as nossas idéias.

Se ainda vivêssemos em uma ditadura militar, sustentada pela direita liberal, dificilmente Ed Wilson e Marco D’Eça estariam debatendo com tanto fervor suas interpretações sobre o FSM.

Não há nada de “debilóide” nem “baboseira” acreditar em um outro mundo fora da lógica do mercado demiúrgico.
O capitalismo já deu várias demonstrações de falência. Agora mesmo, a crise econômica internacional atingiu em cheio o templo do liberalismo – os Estados Unidos da América.

É o sonho ianque de prosperidade capitalista que naufragou e busca no Estado a sua bóia de salvação.

Há muita baboseira e miséria nas terras do Tio Sam, onde as promessas de uma vida segura desmancharam no ar como a bolha de sabão da crise imobiliária.
O direcionamento ideológico e econômico dos países latino-americanos governados por Lula (Brasil), Evo Morales (Bolívia), Fernando Lugo (Paraguai), Rafael Correa (Equador), Hugo Chávez (Bolívia) e outros é essencial para uma nova engenharia na política econômica internacional.

O mundo não pode ficar submisso aos interesses internacionalistas do capital predatório, como se essa fosse a única e inabalável forma de sociabilidade.

Dá gosto ver novas e antigas gerações pensando e fazendo um mundo melhor.

É esse o recado do Fórum Social Mundial.

Vida longa aos sonhadores, libertários e revolucionários. E aos capitalistas também.
Nada mais atual que a velha máxima do Manifesto Comunista sobre a luta de classes.

Vamos celebrar com o poema de Maiakóvski:

E ENTÃO, QUE QUEREIS?
Fiz ranger as folhas de jornal
abrindo-lhes as pálpebras piscantes.
E logo
de cada fronteira distante
subiu um cheiro de pólvora
perseguindo-me até em casa.
Nestes últimos vinte anos
nada de novo há
no rugir das tempestades.

Não estamos alegres,
é certo,
mas também por que razão
haveríamos de ficar tristes?
O mar da históriaé agitado.
As ameaçase as guerras
havemos de atravessá-las,
rompê-las ao meio,
cortando-as
como uma quilha corta
as ondas.

JACKSON NO FÓRUM ERRADO (TEXTO DE ED WILSON)
Belém (PA) já respira os ares do Fórum Social Mundial (FSM).
Alternativos, "ripongas", ongueiros e esquerdistas de todos os tipos circulam pela cidade e começam a montar os acampamentos.
O FSM é um grande encontro de organizações da sociedade civil para debater e propor alternativas ao mundo globalizado e liberal.
Surgiu como trincheira política e ideológica contra o Fórum de Davos, a reunião de cúpula dos países desenvolvidos que mandam na economia internacional.
Os presidentes Lula e Chávez vão participar do FSM. É anunciada também a presença do governador do Maranhão, Jackson Lago (PDT), em cuja administração quem manda é o PSDB.
Lago apoiou e elegeu dois prefeitos tucanos em São Luís e Imperatriz, os maiores colégios eleitorais do Maranhão.
É muito provável que a máquina tucano-pedetista apóie a candidatura de José Serra (PSDB) à presidência da República em 2010.
Um governo assim ficaria bem acolhido mesmo era em Davos.

JACKSON LAGO NO FÓRUM CERTO (TEXTO DE MARCO D'EÇA)
Sex, 23/01/09
por Marco D'Eca
Segundo contam os esquerdóides maranhenses, o governador sub judice Jackson Lago (PDT) deve participar do Fórum Social Mundial, que este ano ocorrerá em Belém (PA).
O evento, promovido por debilóides utópicos internacionais que ainda acreditam nas baboseiras de Karl Marx e acham que Che Guevara virou santo e faz milagres, é uma tentativa de contraponto ao Fórum Econômico Mundial, que reúne as nações mais ricas e desenvolvidas do mundo.
Como os próprios pseudo-esquerdistas sem direção definem, o encontro de Belém (PA) reúne alternativos, ripongas e ongueiros de todo o mundo para discutir o nada.
Portanto, ao contrário do que acham esquerdistas românticos do Maranhão, nenhum outro local é mais apropriado que este para o governador sub judice. Afinal, Jackson Lago é tudo o que se pode classificar de ultrapassado, incompente e corrupto.
Ele realmente se iguala a alternativos, ripongas e ongueiros.
Os primeiros vão continuar sempre na cena underground, assim como Jackson. Os ripongas são o que o nome diz: alienados ultrapassados que se perderam no tempo, assim como Jackson.
E não há nada mais corrupto na cena social moderna que a profusão de ONGs subvencionadas pelo poder público mundial para fingir que faz algo pelo mundo. Assim como Jackson.

O Fórum Social Mundial é só um luigar para porras-loucas. Só isso.
Jackson Lago no poder é o símbolo do que representam as idéias do Forum Social Mundial. Só isso.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Ed Wilson, sou o Antenor Ferreira de Chapadinha-MA, estou contactando para propor a você uma parceria de divulgação de links dos blogues.
Tenho um blog voltado a cobertura de eventos, novidades, informação e o que mais acontece em nossa cidade.
O link é: www.blog-interligado.blogspot.com
Conto com sua parceria e aguardo retorno!

Anônimo disse...

Prezado Ed Wilson. Fiz, em minha coluna no Diário da Manhã, pequena nota, não contra o artigo do D'Eça, que não havia lido, mas de ironia a uma nota na coluna Estado Maior, em que se afirmava que Jackson Lago era afinado ideologicamente com Chávez. A nota já se encontra também no Blog do Kenard. Disse lá: comparar ideologicamente Jackson a Chávez era não entender de ideologia, de Chávez, de Maranhão e muito menos de Jackson.

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Kenard,
Eu li a nota da sua coluna. Acompanho você todos os dias. Lá no jornal O Estado, na ânsia de bater no Jackson, acabam cometendo alguns deslizes como esse de comparar Jackson ao Chávez.
Ed

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Antenor,
Seu blogue já está na minha lista de prediletos.
Ed