Compartilhe

terça-feira, 31 de março de 2009

JORNALISTAS COM DIPLOMA

Jornalistas em vários estados do país realizam hoje um dia de manifestações em defesa do diploma para o exercício da profissão.

A mobilização visa sensibilizar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que vão julgar amanhã (01/04) o recurso questionando a exigência do diploma de Jornalismo.

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vai fazer vigília e ato público nesta quarta-feira, na porta do STF, para pressionar os ministros.

A extinção do diploma interessa principalmente às grandes empresas de comunicação. Sem a formação específica e a regulamentação profissional, a categoria dos jornalistas fica fragilizada em vários aspectos: organizativo, trabalhista e no que diz respeito à função social da profissão.

3 comentários:

Unknown disse...

Aqui em Imperatriz esse movimento não vai agradar em nada os profissionais que estão em campo. A grande maioria (por falta de oportunidade e alguns até por acomodação)segue a corrente empirista do conhecimento jornalístico.

O reconhecimento profissional fica por conta de um sindicato que decide ( de acordo com a vontade e conveniência política do presidente) quem merece ser "legalizado".

Anônimo disse...

existe algo similar em relçao ao CNJ???

Isnande Barros disse...

Fácil. Exija-se o diploma e conceda-se autorização para todos aqueles que possuem mais de 5 anos de efetivo exercício profissional.
Depois disso só com diploma.
Foi assim com os provisionados na área de Educação Física, quem estava permaneceu, agora só entra na carreira com curso superior.
Abraço, professor.