Compartilhe

sábado, 20 de fevereiro de 2010

CONGRESSO DO PT ABRE "JANELA" PARA DOIS PALANQUES DE DILMA NO MARANHÃO

O 4º Congresso Nacional do PT, que ocorre em Brasília neste final de semana, aprovou o documento-base que vai guiar o partido nas eleições.

Intitulado “Os desafios de 2010: a vitória na eleição presidencial e o crescimento do PT”, o texto abre a possibilidade para dois palanques à campanha de Dilma Roussef no Maranhão: um do campo democrático, com a candidatura de Flavio Dino (PC do B), e outro do grupo Sarney.

Veja o que diz o item 11 da resolução:

"11. Devemos envidar todos os esforços no sentido de buscarmos candidaturas unitárias aos governos estaduais. Onde isso se revelar politicamente impossível, devemos construir um acordo de procedimentos durante a campanha, que permita a existência de dois palanques para a candidatura presidencial.”

A resolução reforça a busca de “alianças com todos os partidos da base de sustentação do governo.” Por essa diretriz, estão incluídos o PT, o PC do B e o PSB, prováveis parceiros da aliança em torno da candidatura de Flavio Dino ao governo do Maranhão.

O documento reitera o objetivo maior do PT, já proclamado por vários dirigentes, que é a eleição de Dilma Roussef à Presidência da República. O congresso petista delega à direção nacional do partido a direção da campanha nacional, articulada às campanhas estaduais.

No item 13, fechando o texto, a resolução afirma que “compete ao Diretório Nacional conduzir a política de alianças nacional e atuar em conjunto com as Direções Estaduais na definição das alianças estaduais. Ao Diretório Nacional compete decidir, em última instância, as questões de tática e alianças necessárias à condução vitoriosa da campanha nacional.”

Compete agora ao PT do Maranhão marchar firme e decidir pela aliança com o PC do B, construindo uma candidatura afinada aos interesses nacionais, sobretudo à eleição de Dilma Roussef.

2 comentários:

Anônimo disse...

Deus quêra que a tua interpretação esteje certa, de qualquer forma vamos a luta em nome dessa tão sonhada coligação.Um abraço
Nelsinho

Frednan Santos disse...

Particularmente não acreditava que a possibilidade dos setores mais conservadores do partido (a corrente majoritária) em conluio com o PMDB tentasse “disciplinar” a legenda nos Estados se concretizasse... Ou pelo menos não queria acreditar...
Para o alívio de “todos” que compõe o campo democrático de esquerda e progressista da política brasileira o chamado "enquadramento nacional" não aconteceu.
Os desafios são muitos... Mas, é com confiança em dias melhores que devemos lutar! Com perseverança e muito amor no peito...
“Correndo o risco de parecer ridículo, deixem-me dizer-lhes que o verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de amor." (Che Guevara)