Compartilhe

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

TARIFA SOCIAL É MAIS UM ENGODO DE CASTELO

A redução em 50% do preço das passagens de ônibus urbanos nos finais de semana - denominada tarifa social - é uma cortina de fumaça do prefeito João Castelo (SPDB), criada somente para tentar minimizar o aumento das passagens em até 23%.

O impacto maior deste aumento está na massa trabalhadora assalariada, que utiliza o transporte coletivo como único meio de deslocamento para chegar ao trabalho e buscar os filhos na escola, citando somente dois exemplos.

Reduzir a tarifa aos sábados e domingos, quando a maioria da população não precisa deslocar-se aos pontos de trabalho, altera quase nada os gastos com passagem.

Em uma cidade sem parques ambientais, com praças favelizadas, sem calçadas, as praias poluídas e raras opções de lazer cultural, a população da periferia fica retida nos bairros nos finais de semana.

É nos próprios locais de moradia que se fazem os pontos de entretenimento e lazer, salvo em ocasiões especiais como Carnaval e São João, quando as festividades espalham-se pela cidade.

Em vez de tentar iludir a população com a meia passagem de migalha aos sábados e domingos, Castelo deveria ter uma política consistente para o transporte coletivo, que atendesse pelo menos os itens básicos de:

- Melhoria da qualidade da frota de ônibus;

- Maior oferta de ônibus para a zona rural e periferia;

- Construção de paradas e abrigos decentes;

- Criar uma câmara setorial, com a participação da sociedade civil organizada, com o papel de debater a qualidade e a gestão do transporte urbano em São Luís;

- Abrir novas avenidas, recuperar o asfalto remendado e fazer ciclovias;
Castelo não quer nada disso. O governador da ditadura militar que mandou massacrar os estudantes em luta pela meia passagem na greve de 1979 quer mesmo é ironizar com essa meia passagem de meia tijela.

Um comentário:

FRANCISCO ARAUJO disse...

CARO ED,
EXCELENTE TEXTO E UM BOM TRABALHO DE CIDADANIA.
NA VERDADE ESSE 50% DE DESCONTO É 100% DE 23% DE AUMENTO. COMO VC BEM LEMBRA... A MASSA DE TRABALHADORES ASSALARIADOS NÃO UTILIZA OS ÔNIBUS COM A MESMA INTENSIDADE QUE DURANTE A SEMANA. ISTO É, ESSE AUMENTO FOI UMA TREMENDA ARMAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS E O PREFEITO PARA BANCAR UMA "POLÍTICA SOCIAL" MENTIROSA.
SE ELE QUER MESMO IMPLANTAR UMA POLÍTICA SOCIAL DEVERIA REDUZIR A PASSAGEM EM 50% PARA TODOS QUE GANHAM 0 A 1 SALÁRIO MÍNIMO. ISTO É... FARIA JUSTIÇA COM MAIS DE 50% DOS CHEFES DE FAMÍLIA COM ALGUM TIPO DE OCUPAÇÃO. POIS É ESSA NOSSA REALIDADE... ESSA MASSA TODINHA SÓ RECEBE ISSO.
TÁ VAI PEGAR ESSE ÔNIBUS E VAI SE DIVERTIR ONDE MESMO? NO RANGEDOR? NA PASSARELA DO RIO DAS BICAS FEITA POR TADEU? NO SANTA EULÁLIA? NO CANAL DA MACAUBA FEITA PELO SENHOR JOÃO ALBERTO? NA LITORÔNEA FECHADA POR CADEIRAS DE DONOS DE BAR QUE QUEREM CONTROLAR QUEM DEVE OU TER ACESSO À PRAIA? PRAIA DO OLHO D'ÁGUA TOMADA POR ESGOTO?
ROSEANA+CASTELO= ALIANÇA PARA O PROGRESSO!