Compartilhe

sábado, 24 de julho de 2010

RÁDIOS COMUNITÁRIAS AVANÇAM NA ORGANIZAÇÃO


A cidade de Codó recepcionou hoje o I Encontro de Rádios Comunitárias da região dos Cocais. O evento serviu para integrar as emissoras e os comunicadores populares, dialogando sobre a qualidade da programação e a necessidade de inserir mais conteúdos educativos nas rádios.

O encontro dos Cocais segue o calendário de fóruns regionais organizados com o objetivo de preparar o próximo congresso que vai revitalizar a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias no Maranhão (Abraço-MA).

A comissão pró-Abraço já realizou os encontros na região metropolitana de São Luís e nos Lençóis Maranhenses. O próximo será em Imperatriz, 19 de agosto, reunindo as rádios do Sul e Sudoeste maranhense. Integram a comissão Adilson Viana, Antonio Luís, Ed Wilson Araújo, Luís Augusto, Neuton Cesar, Raimundo Pereira e Vanusia Gonçalves.


Durante os encontros os participantes elaboram um perfil de cada emissora, observando os formatos dos programas e dos apresentadores, bem como as alternativas para melhorar o desempenho dos produtos radiofônicos.

No segundo momento há uma explanação sobre a história do movimento de rádios comunitárias no Brasil e as especificidades do Maranhão, com ênfase na abordagem sobre o papel educativo e democratizante da comunicação alternativa.

Várias emissoras ainda estão sob o controle de políticos e empresários, sem compromisso com o jornalismo e a prestação de serviços, apenas reproduzindo a prática das rádios convencionais.

Para mudar essa situação é necessário ampliar a formação dos comunicadores, através de cursos de capacitação e oficinas sobre gêneros radiofônicos, roteiro e produção de programas.

Esse é um dos maiores desafios no processo de reorganização da (Abraço-MA). O congresso estadual será realizado em setembro, com a participação dos delegados eleitos nos encontros regionais.

Nenhum comentário: