Compartilhe

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

LUXO E LIXO NO MERCADO IMOBILIÁRIO DE SÃO LUIS

Quem costuma percorrer os bairros de São Luís sabe que na região periférica da cidade cria-se um cinturão de miséria, formado por milhares de pessoas vindas das outras cidades do Maranhão, onde a quase totalidade dos prefeitos usa o dinheiro público para fazer investimentos privados.

Sem perspectivas de emprego e desenvolvimento, uma parte dos maranhenses migra para os grandes centros (sul e sudeste), outros viram escravos em fazendas e um contingente significativo segue para a capital, alimentando o sonho de uma vida melhor.

As pessoas em piores condições financeiras alojam-se na periferia, onde falta quase tudo, inclusive água!

Do outro lado, basta olhar os apartamentos de R$ 5 milhões na península da Ponta d'Areia, todos comprados na planta, com um detalhe: o valor dos imóveis de luxo em São Luís está absurdamente acima da média de todas as capitais brasileiras.

Na capital maranhense, além do paradoxo dos preços, há o pacote completo do contraste da cidade: o comprador ganha, de graça, esgoto jorrando nos arredores do condomínio e buracos na cidade inteira.

Deve haver algo de comum entre o inchaço da capital, o abandono da maioria das cidades do continente e a explosão de preços dos imóveis de luxo em São Luis.

Quem compra apartamentos tão caros, fora da realidade do mercado? Óbvio que há casos em que pessoas honestas, que trabalharam a vida inteira, economizaram e conseguiram guardar um dinheiro bom.

Mas são tantos imóveis e tão rápida a compra que só um estudo aprofundado pode revelar o perfil desses compradores. A hipótese é de que há dinheiro da corrupção (o lixo político) enfiado no luxo dos condomínios.

A conferir!

Um comentário:

Anônimo disse...

gostaria de saber um local aqui em são luís, fornece o curso de corretor de imóveis