Compartilhe

sábado, 15 de fevereiro de 2014

CONGRESSO DO ANDES DEFINE EIXOS DE LUTA PARA 2014

Os 441 participantes do 33º Congresso do ANDES-SN reuniram-se, pelo terceiro e quarto dias, em plenárias a fim de deliberar os textos resolução sobre os temas abordados nos grupos mistos da terça (10).

Durante a manhã, os delegados aprovaram como centralidade da luta do sindicato nacional em 2014 a “defesa do projeto de educação pública, com verbas exclusivamente para a educação pública, e da desmercantilização da educação, carreira e salário que valorizem os docentes, intensificando a ação do ANDES-SN na categoria, enraizamento da CSP-Conlutas, na construção da unidade classista dos movimentos sindical e popular e da solidariedade aos movimentos nacionais e internacionais dos trabalhadores".

Já no período da tarde, os delegados discutiram sobre as políticas sociais que serão incorporadas pelo Sindicato Nacional, que ressaltou a política educacional e a construção do Encontro Nacional de Educação. Os participantes ainda decidiram sobre as diretrizes do Plano Nacional de Educação da Sociedade Brasileira.

Na noite da quinta-feira (13), docentes do 33º Congresso, movimentos sociais, sindicais e estudantis de São Luís, realizaram uma manifestação pelas ruas do Centro Histórico da capital maranhense que culminou em frente ao Palácio dos Leões, sede do governo estadual. Com palavras de ordem e discursos proferidos por presidentes de associações e líderes dos movimentos, a manifestação resistiu por mais de uma hora em frente à barreira policial montada na rampa de acesso ao Palácio. O ato foi finalizado com uma intervenção artística produzida por um participante da Bahia.


Redação: Mateus Coimbra (Ascom/Apruma)

Um comentário:

Thyago Ataide disse...

O que acho é o seguinte, há vários problemas a serem resolvidos mas não tem como nos sensibilizarmos para tudo que ocorre, o que falta são mais escolas, mais moradias, mais oportunidades menos políticos corruptos e um Governo para proporcionar tais coisas, então caro amigo o que houve foi que a população já estava revoltada com esse prefeito que ao invés de solucionar os problemas da nossa cidade foi tirar um bem de uma pessoa que ao meu ver não atrapalhava em nada, se atrapalhava tem muitas outras coisas irregulares como buracos, trânsito caótico enfim..