Compartilhe

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

CLÉBER VERDE PERDE O CONTROLE DA SECRETARIA DE PESCA PARA EDSON ARAÚJO

Controle da Pesca no Maranhão tem disputa acirrada: Cleber Verde perdeu um round para Edson Araujo
O governador eleito Flávio Dino (PCdoB) anunciou José Ribamar Fernandes Sobrinho para comandar a Secretaria de Pesca. O futuro secretário é ligado ao deputado estadual Edson Araújo (PSL).

No governo Roseana Sarney (PMDB), que está chegando ao fim, a Secretaria de Pesca é propriedade do deputado federal reeleito Cléber Verde (PRB). Ele também controla a Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Maranhão, através do seu irmão, Junior Verde, deputado estadual eleito em 2014.

Edson Araújo, Cléber Verde e Junior Verde disputam o mesmo nicho eleitoral – as colônias e sindicatos de pescadores.

Em 2014, a família Verde ganhou a disputa eleitoral. Cleber foi reeleito na dobradinha com o irmão Junior (deputado estadual), mas perderam o controle da Secretaria de Pesca.

O deputado estadual Edson Araújo tentou eleger à Câmara Federal o seu primogênito, Araújo Filho, mas não conseguiu.

Porém, tomou de Cleber a Secretaria de Pesca.

SEGURO DEFESO

As colônias, sindicatos, associações e federações de pescadores têm sido alvo das atenções e investigações do Ministério Público e da Polícia Federal.

Segundo as primeiras denúncias, veiculadas no Jornal Nacional (TV Globo), tem mais pescador que gente no Maranhão, ensejando fraude na emissão das carteiras de registro da atividade profissional pesqueira.

O Ministério da Pesca, uma capitania hereditária do PRB, mudou a regra para permitir que as carteiras de registro de pescadores fossem confeccionadas em papel comum. Antes, eram fabricadas na Casa da Moeda, com impressão em marca d’água, dispositivo de segurança contra a fraude.

A inflação de pescadores tem um motivo – a liberação do seguro-defeso, salário distribuído por cinco meses aos profissionais da pesca no período da desova (reprodução) dos peixes, quando a pesca é proibida.

EM NOME DE JESUS

Braço da Igreja Universal do Reino de Deus nos negócios da política, o PRB controla o Ministério da Pesca desde 2012, através do bispo e senador Marcelo Crivella.

Das 27 superintendências federais vinculadas ao Ministério da Pesca, 17 são controladas pelo PRB, inclusive a do Maranhão, através da família Verde.

A suposta fraude consiste na emissão das carteiras de registro a qualquer pessoa, mediante a qual recebe o seguro-defeso, independente de comprovar a atividade de pescador profissional.

“Carteira de pescador virou um negócio de compra de votos”, contou ao blogue um agente de saúde da região do Alto Turi, no Maranhão, onde o milagre da multiplicação não é dos peixes, mas das colônias de pescadores – agenciadoras da emissão das carteiras.

A fonte revelou que além da fraude na emissão das carteiras ocorre a retenção de parte do seguro defeso pelos controladores das colônias. Eles emitem as carteiras aos falsos pescadores, mas não repassam o valor total do seguro-defeso.

As investigações da Polícia Federal estão em curso.

Nenhum comentário: