Compartilhe

segunda-feira, 13 de julho de 2015

REITORIA DA UFMA RECEBE ESTUDANTES, MAS FALTA DIALOGAR COM OS PROFESSORES

A Assessoria de Comunicação da UFMA distribuiu release (veja abaixo), informando que o reitor Natalino Salgado reuniu com integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) para discutir alterações no polêmico Regimento Disciplinar Discente (RDD).

Após o desgaste da aprovação do RDD em reunião restrita do Conselho Universitário, a administração superior da UFMA recuou e admitiu ampliar o debate junto ao segmento estudantil.

Detalhe: o DCE tem livre trânsito na UFMA e aval do reitor.

Mas, o tratamento dispensado ao DCE não se estende aos professores.

Em greve, os docentes representados pela Apruma/Andes – Sindicato Nacional também gostariam de dialogar com a Reitoria para discutir a Pauta Local de Reivindicações.

Uma das principais reivindicações do Comando de Greve é a revogação da Resolução 161, que trata da progressão docente.

Os professores contestam os critérios de progressão adotados pela UFMA, sem diálogo com os docentes.

A Resolução 161 obriga os professores a uma corrida produtivista, impõe aos docentes o exercício da gestão e não valoriza a produção acadêmica de forma adequada à realidade da UFMA.

Os critérios da Resolução 161 são contestados pela ampla maioria dos professores e o Comando Local de Greve volta a reivindicar uma audiência com a Reitoria para debater o tema.

Veja o release da Ascom/UFMA:

SÃO LUÍS - Membros do Diretório Central dos Estudantes (DCE), da administração superior e o reitor Natalino Salgado se reuniram no fim da tarde desta sexta-feira, 10, para deliberar sobre o Regimento Disciplinar do Corpo Discente aprovado pelo Conselho Universitário (Consun). Durante o encontro, foi apresentado um documento contendo alterações no texto e propostas ao Regimento. O DCE ainda discutirá as novas regras e apresentará as suas proposições ao texto final.

Na reunião ficou acertado que o DCE convocará os 60 Diretórios e Centros Acadêmicos para debater e sugerir modificações ao regimento. Também ficou acordado a formação de uma mesa de diálogo permanente para o encaminhamento dos outros pontos da pauta de reivindicações do DCE.

Os estudantes manifestaram também a necessidade da presença de um membro do DCE na composição do Conselho Universitário que votará as modificações. A solicitação deve ser formalizada e encaminhada ao Conselho para apreciação. "O regimento é para proteger o aluno e regular sua vivência e seu bem-estar. Esse debate irá aperfeiçoar a proposta", disse o reitor Natalino Salgado.

Em outro ponto da pauta, a construção de creches na Cidade Universitária e no continente, uma solução alternativa de curto prazo foi considerada como mais viável no momento: a implantação de fraldários nos campi.  Os projetos de adaptação desses espaços atenderão às mães com bebês no ambiente universitário. Os estudantes receberam também garantias que será feita a normatização para a utilização das praças desportivas da UFMA.

A discussão sobre demais pontos da pauta, como por exemplo, questões que envolvem o Restaurante Universitário, segurança e ampliação de bolsas, será aprofundada em uma próxima reunião marcada para segunda-feira, 13. 

Assessoria de Comunicação da UFMA

Nenhum comentário: