Compartilhe

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

APRUMA ESCLARECE SOBRE SUPOSTO PLEBISCITO PARA ACABAR A GREVE

NOTA DE ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE ACADÊMICA

Fomos surpreendidos com informações veiculadas na imprensa maranhense de que os professores seriam convocados para um plebiscito online a fim de deliberar sobre o fim da greve. Diante do fato vimos esclarecer que:

1. A APRUMA Seção Sindical do ANDES Sindicato Nacional é a única representação legal do corpo docente da UFMA há 36 anos;

2. A instância de deliberação para deflagração e término de greve é a Assembleia Geral de caráter exclusivamente presencial. Isso ocorre porque é na assembleia que o debate e a avaliação política acontecem, as opiniões contrárias são expostas e as decisões são coletivamente tomadas por votação, e respeitada a decisão da maioria;

3. Desde o início da greve o governo e várias reitorias têm atuado no sentido de dividir e desmobilizar a categoria. Na UFMA, um pretenso sindicato, umbilicalmente ligado à reitoria e em acordo com esta, pretende implementar um plebiscito online. Repudiamos com veemência esta tentativa de vilipendiar a representação legal e legítima da categoria docente, utilizando um instrumento institucional, vinculado às estruturas de poder interno e ao MEC.

4. Reafirmamos o princípio da autonomia e independência frente ao MEC e às reitorias, construído historicamente pelo movimento docente e conclamamos todos os docentes a participarem das instâncias do sindicato e reforçar o movimento paredista, as lutas e mobilizações em defesa da Universidade Pública.

COMANDO LOCAL DE GREVE

2 comentários:

Anônimo disse...

Apruma e suas assembleias esvaziadas tendenciosas que decidem pela maioria.

Ed Wilson Ferreira Araújo disse...

Se não fosse a luta da Apruma e do Andes, os professores estavam em situação muito mais difícil. Apruma me representa.