Compartilhe

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

SIMPÓSIO INTERNACIONAL TERÁ PALESTRAS E OFICINAS SOBRE JORNALISMO DIGITAL E MÍDIAS SOCIAIS

No jornalismo, a participação internacional será do professor João Canavilhas, da UBI (Portugal), autor de diversos livros

O SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA E NARRATIVAS DIGITAIS, evento que acontece no Centro de Ciências Sociais da UFMA, nos dias 17 e 18 de novembro, trará a São Luís renomados pesquisadores da área de Comunicação Digital com destaque para as temáticas do Jornalismo de Internet e das Mídias Sociais.

No jornalismo, a participação internacional será do professor João Canavilhas da UBI de Portugal, referência acadêmica com trabalho destacado na área de internet e diversos livros publicados. Ele abre o evento com a palestra "NARRATIVAS JORNALÍSTICAS E DISPOSITIVOS MÓVEIS".

Já na área de SOCIAL MEDIA o pesquisador internacional Anatoliy Gruzd, pela primeira vez no Brasil, fala das “NARRATIVAS DIGITAIS A PARTIR DA ÓTICA DOS DADOS DAS MÍDIAS SOCIAIS”. Philip Mai, do Social Media Lab de Toronto no Canadá, apresenta o trabalho da Ryerson University no desenvolvimento de ferramentas para o estudo das redes sociais. Com eles estará também Raquel Recuero, uma das mais ativas pesquisadoras brasileiras da área apresentando o tema "REDES SOCIAIS COMO OBJETO DE PESQUISA". Para quem tem interesse em Social Media é uma oportunidade única de ter num só evento três acadêmicos de alto nível discutindo algo que cada vez mais cresce em importância no cenário da Comunicação. 

Dois professores da UFMA também estarão entre os palestrantes. A professora Naiara Santos, do programa de pós-graduação em Letras, participa da mesa "NARRATIVAS DIGITAIS - FICÇÃO, TRANSMÍDIA E INOVAÇÃO" e o professor Márcio Carneiro, professor de Jornalismo em Redes Digitais do Departamento de Comunicação Social e coordenador do LABCOM fala no painel " LABORATÓRIOS, EXPERIMENTOS E PESQUISA APLICADA".

Ao todo são 12 palestrantes de alto nível que em dois dias vão discutir o futuro da Comunicação diante das transformações tecnológicas que estamos vivendo. As palestras e mesas serão divididas entre os tópicos Social Media, Jornalismo de Internet, Games e Ficção, Novos Formatos do Audiovisual, Comunicação Digital, Tecnologia e Formação Profissional.

O evento é organizado pelo LABCOM – Laboratório de Convergência de Mídias, com o apoio da FAPEMA, via edital AREC/2015. A equipe multidisciplinar do laboratório da UFMA também vai apresentar seus trabalhos, entre eles o projeto JUMPER, um sistema de notícias em ambiente imersivo que usa a tecnologia da realidade virtual. 

Também haverá apresentação de trabalhos acadêmicos sobre a temática e duas oficinas: "Produção de Revistas Digitais para Tablets" e "Gestão de Conteúdo Jornalístico com Software Livre Saci para Redações e Assessorias de Imprensa".

Inscrições e informações pelo site www.labcomufma.com/sitnd.

Telefone de contato LABCOM: 3272 8407.

Nenhum comentário: