Presidente da SMTT, Canindé Barros, ao centro, dirige o filme repetido: o SET sempre ganha |
Com o realinhamento de preço, as passagens passam de R$ 1,60
para R$1,90, a de R$ 1,90 para R$ 2,20 e a de R$ 2,40 para R$ 2,80, o que dá
uma média tarifária de R$ 2,66.
O roteiro do aumento é o seguinte:
Primeiro, o Sindicato das Empresas de Transporte (SET) faz
um acordo com o Sindicato dos Rodoviários para ameaçar uma “greve”.
A “greve”, na verdade, é um boicote dos donos de ônibus, que
trancam os veículos nas garagens tendo a conivência do Sindicato dos
Rodoviários.
Nesta aliança entre capital e sindicato pelego, a ameaça de "greve" passa a ser o instrumento de barganha do SET.
Diante do clima de tensão, a “greve” é suspensa e os
empresários asseguram o aumento das tarifas, repassando sempre a menor parte dos seus lucros
para os trabalhadores rodoviários.
Nesta trama, há dois perdedores: os usuários e os próprios
rodoviários, reféns de dois sindicatos que operam contra os interesses da
categoria e da população.
NEGÓCIO LUCRATIVO
A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria Municipal de
Trânsito e Transportes (SMTT), também é refém dos interesses do SET, uma
poderosa organização historicamente beneficiada com monopólio de linhas e total
falta de transparência nos contratos e serviços.
O SET também controla a Câmara de Vereadores, onde quase nenhum
parlamentar se manifesta sobre a gravidade do sistema de transporte, menos
ainda sobre o aumento de tarifa.
A Taguatur, por exemplo, monopoliza as linhas da Área
Itaqui-Bacanga desde a década de 80, mantendo péssimo serviço e lucrando muito.
Basta observar a diversificação dos negócios da Taguatur nos
setores de turismo, revenda de automóveis e eventos.
Ser empresário de ônibus em São Luís é o melhor negócio do
mundo.
Quando não obtêm aumentos das tarifas com as greves manipuladas, os empresários são beneficiados com subsídios da Prefeitura.
LICITAÇÃO
Após infinitas protelações e cobranças do Ministério
Público, a Prefeitura anunciou a esperada licitação do sistema de transporte
para abril de 2015.
Abril começa quarta-feira. Haverá licitação?! Em quais
condições?
Enquanto a licitação não sai, os movimentos sociais e
usuários se mobilizam nas redes sociais, convocando um protesto para esta segunda-feira, dia 30, às 17h, na praça Deodoro.
Se a Prefeitura não enfrentar o esquema do SET, com
uma licitação transparente e quebra de monopólio, nunca haverá mudança no
sistema de transporte de São Luís.
A entrega de novos ônibus, diminuindo o número de sucatas nas ruas, é um paliativo.
Solução mesmo só virá com uma licitação transparente, acompanhada de amplo debate sobre mobilidade urbana em São Luís, envolvendo empresários, usuários, Ministério Público e Prefeitura.
A entrega de novos ônibus, diminuindo o número de sucatas nas ruas, é um paliativo.
Solução mesmo só virá com uma licitação transparente, acompanhada de amplo debate sobre mobilidade urbana em São Luís, envolvendo empresários, usuários, Ministério Público e Prefeitura.
Um comentário:
Achei alto o aumento. E o fim da domingueira foi triste!
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