Compartilhe

quinta-feira, 27 de março de 2008

Clodomir lidera enquete do blogue

O pré-candidato a prefeito Clodomir Paz dispara na enquete do blogue. 35 leitores responderam à pergunta “qual será o candidato a prefeito indicado por Tadeu Palácio?”, dos quais 32 optaram por Clodomir Paz (91% das indicações).

Os demais pré-candidatos – Canidé Barros, Julião Amin e Moacir Feitosa – tiveram um voto cada. Sandra Torres, atual vice-prefeita de São Luís, não pontuou. Ainda faltam três dias para o encerramento da enquete.

Analistas políticos e jornalistas vêm afirmando a preferência de Tadeu Palácio por Clodomir Paz, homem de confiança do prefeito e com trânsito na arena política maranhense, inclusive no sarneísmo.

O pré-candidato coordenou várias campanhas do PDT à prefeitura de São Luís e a jornada vitoriosa de Jackson Lago ao governo em 2006. Estava cotado para assumir a Casa Civil, mas foi vetado por motivos muito delicados na administração de interesses do governador eleito.

Mas o veto não levou Paz à guerra contra os históricos companheiros pedetistas. Ele espera ser compensado agora com a candidatura a prefeito, pacificando a carnificina entre palacistas e jackistas dentro do PDT.

O prefeito Tadeu Palácio ofereceu a vaga de vice-prefeito ao PT, enchendo de elogios o governo Lula. Uma parte dos petistas embarca na promessa de chegar de novo ao palácio La Ravardière.

Outra parte prefere uma aliança mais prolongada e programática com o PC do B, tendo o deputado federal Flavio Dino candidato a prefeito, costurando uma aliança mais à esquerda com sonhos no futuro.

A idéia de candidatura própria do PT perde força. Seus arautos miram na aliança com Tadeu Palácio.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Ed Wilson, o PT municipal (São Luís) é muito mais sensato. Desculpe pela obviedade. Mas, como dizia Nelson Rodrigues, só os gênios enxergam o óbvio, muito embora eu não seja gênio de coisa alguma. Sair com candidatura própria seria jogar mais lenha na autofagia. Apoiar Flávio Dino seria apostar numa candidatura que se tornou candidatura de si mesma. Restariam PDT e PMDB, ambos da base do governo Lula. Mas sabemos da impossibilidade de uma alinaça com o PMDB, quer ela seja real ou virtual. Sobra o PDT, com reais chances de vitória. O que Washington precisa ter em vista é o seguinte: Tadeu faz uma alinaça com o PT, com a promessa, por exemplo, de ceder a vice na chapa. E o PDT de Jackson, aceitará ficar sem a vice? Essa, no meu entender, a questão principal, numa possível aliança entre PT e PDT.