Compartilhe

segunda-feira, 17 de março de 2008

Clodomir Paz é o mais cotado

Tudo indica que o prefeito Tadeu Palácio e o governador Jackson Lago, ambos do PDT, vão lançar um só candidato à Prefeitura de São Luís.


No comando da administração municipal há quase 20 anos, os pedetistas temem partir para a disputa com duas candidaturas, levando a eleição a um segundo turno competitivo.


Com as máquinas municipal e estadual em ação, Palácio e Lago querem liquidar a fatura logo no primeiro turno.


O cenário mais provável é a unidade em torno do secretário municipal de governo, Clodomir Paz, nome com trânsito em todas as cercanias políticas. Até na oligarquia Sarney.


Os outros nomes do PDT – Julião Amim, Moacir Feitosa e Sandra Torres – não possuem a mesma desenvoltura e versatilidade de Clodomir Paz. E Canidé Barros, ao trocar o PDT pelo PSL, perdeu fôlego entre os chamados “históricos” do trabalhismo.


O ex-governador José Reinaldo (PSB) joga em duas frentes: tenta viabilizar-se candidato a prefeito de São Luís e eleger o sobrinho, Marcelo Tavares (PSDB), presidente da Assembléia Legislativa (AL).


Dificilmente Reinaldo terá apoio nas duas investidas. Jackson Lago teme a denúncia da Operação Navalha no decorrer da campanha e não quer ficar refém de um presidente da AL controlado pelo ex-governador.


Quem dominar a mesa diretora do Legislativo estadual tem forte poder de decisão sobre o futuro do governador, caso prospere o pedido de cassação do seu mandato. Diante do risco, Jackson Lago quer assegurar poder na Prefeitura de São Luís.


Portanto, a aliança com Tadeu Palácio é fundamental já no primeiro turno.


O presidente da Emap, João Castelo (PSDB), só será candidato se tiver apoio de pelo menos uma das máquinas administrativas. Ele ficou fora dos planos do prefeito depois de perder a eleição para o Senado na chapa com Tati Palácio, ex-mulher de Tadeu.


Castelo já perdeu cinco eleições majoritárias. Começa a disputa acima dos 30% e vai caindo paulatinamente. Basta espalhar-se na cidade o boato de que vai acabar com a meia passagem.


Se não tiver apoio do governador vai ficar mesmo no Porto do Itaqui, literalmente, a ver navios.


Na próxima postagem, analiso os cenários das candidaturas fora dos governos municipal e estadual.

Nenhum comentário: