Compartilhe

sábado, 10 de abril de 2010

MIRANTE SEM JUÍZO

Eduardo Julio *

Alguns repórteres da TV Mirante parecem ter perdido o juízo. Há mais ou menos dois meses afirmaram categoricamente que Dubai fica na Índia e que o Haiti se localiza na África. Isso, com o aval do editor, já que as reportagens não foram transmitidas ao vivo.

Nesta semana, foi a vez de um repórter numa chamada ao vivo confundir Simoninha - um dos mais celebrados artistas da nova música brasileira, filho de Wilson Simonal - com Simony, aquela que integrou o Balão Mágico e foi capa da Playboy e da Sexy.

A chamada divulgava o show que Alcione fez na Praça Maria Aragão, oportunidade em que gravou um DVD em São Luís. Simoninha foi um dos convidados da cantora maranhense.

Dizem que a confusão foi grande na redação da TV Mirante e que a cabeça do repórter em questão está por um triz. Talvez os repórteres da TV Mirante tenham faltado a aulas de geografia no ginásio ou conheçam o mundo somente por meio da programação da Rede Globo, o que é mais provável.

Agora podemos imaginar a seguinte situação caso Simony tivesse participado do show da Alcione. Ela cantaria com apoio de playback três antigos sucessos do grupo que dominou o cenário infantil brasileiro na era pré-Xuxa dos anos 80.

No camarim, o marido ou ex-marido traficante da artista estaria cortejado por socialites maranhenses. No final, alguns fãs mais ardorosos de Simony levariam exemplares intactos da Playboy e da Sexy para ela autografar.

Um deles provavelmente seria o repórter da Mirante, que não teve o trabalho (mínimo) de ler a pauta.

* Eduardo Júlio é poeta e jornalista

4 comentários:

Tereza disse...

LAMENTÁVEL AS GAFES....
RECOMENTO PESQUISAS PARA EVITÁ-LAS.ALIÁS, ESTOU à DISPOSIÇÃO PARA EVENTUAIS CONSULTAS.

Cristiano Capovilla disse...

Excelente e oportuno texto do futurista Eduardo Júlio!!!!

Lembrou o mestre Maiakóvski:

"Os versos se perfilam/ pesados como chumbo,/ prontos para morrer,/ ou para glória imortal."

Se na TV que é o principal meio da empresa eles cometem essas barbaridades, imaginem o que aparece nos blogs da imirante !!!

Parabéns para o Eduardo Júlio.

Wsclay disse...

Frequentemente vejo gafes estrondosas cometidas pelo jornalismo da Mirante. Textos confusos, palavras pronunciadas erroneamente e informações equivocadas repassadas ao público são alguns exemplos.

Acredito que os repórteres deveriam procurar se inteirar mais dos assuntos de suas pautas. Um clique na internet é suficiente para isso. Não sei se por preguiça ou arrogância não o fazem. Talvez as duas coisas.

Uma coisa é certa na situação hipotética imaginada pelo autor: As revistas Sexy e Playboy com a Simony na capa, depois de tanto tempo, com certeza não estariam intactas. Suas páginas provavelmente estariam todas coladas pelo "ardor" de seus "fãs".

Samuel Marinho disse...

Belo texto Eduardo
Um tom leve e prosaico pra demonstrar o descaso dos profissionais da informação com o básico, como vc bem colocou.
Pergunta: será que eles possuem diploma?
Abços