Compartilhe

segunda-feira, 26 de abril de 2010

A OPERAÇÃO MANZUÁ VAI VOLTAR?

O retorno do ex-secretário de Segurança Raimundo Cutrim à Assembléia Legislativa pode dar novo fôlego à Operação Manzuá, coordenada pelo Ministério Público Estadual (MPE), com o objetivo de disciplinar o funcionamento de vários ambientes da cidade: bares, restaurantes, praias, casas de shows etc.

A missão da Manzuá é complexa, mas o foco e a visibilidade midiática estão na fiscalização da vida noturna.

No lugar de Cutrim assumiu o novo secretário Aluísio Guimarães Mendes Filho. Pode haver nessa mudança a retomada do ânimo do MPE para voltar às ruas, já que Cutrim não era entusiasmado com a idéia de fechar os ambientes que dependiam das licenças do aparato de segurança.

O ex-secretário é candidato à reeleição de deputado estadual. Dependia da ordem dele o acompanhamento policial aos promotores durante as operações noturnas, garantindo a segurança no fechamento de bares, retirada de barracas de ambulantes e por aí vai.

A Manzuá causou polêmica em São Luís. Os donos de estabelecimentos comerciais, especialmente os noturnos, reclamaram do rigor dos promotores e da força policial.

Mas os fiscais da lei também recebiam aplausos, notadamente da vizinhança dos estabelecimentos, incomodados com a poluição sonora e outros tipos de desgostos.

O novo secretário de Segurança não manifestou interesse eleitoral e pode animar os promotores para voltar a operação.

Com ou sem a Manzuá, São Luís precisa de uma ordem mínima. Principalmente sobre a ocupação das praias nos finais de semana. De dia e à noite.

Ficou quase impossível ter sossego na orla. Os carros invadem a faixa de areia, em alta velocidade, colocando em risco a vida de crianças e adultos.

Além de tomarem a praia, os automóveis exibem possantes equipamentos de som, desrespeitando o limite dos decibéis.

É uma espécie de farofeiro motorizado o novo dono do mar em São Luís.

Manzuá neles.

NOTA DO EDITOR: O texto de Samuel Marinho sobre o cantor Lenine, prometido para hoje, teve um problema na configuração do arquivo. Assim que for resolvido o entrave tecnológico, será publicado.

Nenhum comentário: