Compartilhe

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

RAPOSO FRITADO NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Está subindo a temperatura do óleo onde será tostado o secretário estadual de Educação, Anselmo Raposo, indicado para a pasta no pacote de entrega do PT ao esquema Sarney.

Na manhã de hoje, durante o programa Ponto Final, na rádio Mirante AM, Raposo foi duramente criticado pelas trapalhadas no projeto Formação Continuada em Rede, evento destinado a capacitar professores do ensino médio da rede estadual.

O foco das críticas é o Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Social do Maranhão (Iadesma), entidade contratada pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para prestar serviços durante a capacitação.

A Formação Continuada sobre descontinuidades e desorganização generalizada, segundo denúncias dos professores, causando problemas com hospedagem dos docentes, fornecimento de alimentação e repasses para o transporte dos participantes.

Sem cumprir o acordado com a Seduc, o instituto virou vidraça dos professores.


ANTECEDENTES

Nos blogues do Sistema Mirante, de propriedade da família Sarney, Raposo vem sendo denunciado há meses por supostos esquemas para beneficiar ONGs e institutos ligados ao próprio secretário na prestação de serviços à Seduc.


A detonação dentro da mídia governista dá sinais de que Raposo será substituído quando Roseana Sarney (PMDB) for empossada e iniciar o mandato em 2011.


Como é de amplo conhecimento, Anselmo virou secretário no processo de decisão do PT sobre a formação de chapa na eleição de 2010.

De volta ao governo após a cassação de Jackson Lago (PDT), Roseana ofereceu três secretarias ao PT. A mais cobiçada, Educação, serviu de abrigo para militantes e dirigentes petistas operarem a coligação do partido na chapa de Roseana.

Nem assim deu certo. A proposta de aliança com o PMDB foi derrotada. No Encontro de Tática Eleitoral, realizado em março, os delegados petistas preferiram o casamento com o PC do B, na chapa liderada por Flávio Dino.


Em conluio com a direção nacional do PT, mais o aval do presidente Lula, os aderentes ao esquema Sarney no Maranhão forjaram uma intervenção obrigando a aliança petista-peemedebista.


Feito o serviço, o PT ligado a Sarney alegrava-se com a Secretaria de Educação, mas logo veio o bombardeio no Sistema Mirante.

Recentemente, no blogue de Marco d’Eça, Anselmo Raposo foi desautorizado a utilizar o nome da governadora Roseana Sarney em lobby para a eleição do reitor da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Outrora blogueiro, Raposo era crítico feroz da oligarquia Sarney. Aderiu ao esquema e agora é fritado no caldeirão onde é feito seu próprio pirão.

3 comentários:

Ferdinand Gutman disse...

Não podia dar outra coisa. Vai acontecer com muitos ainda.

Anônimo disse...

E ainda teremos que esperar até o final do ano para ver a mudança na secretaria de educação? Só no Maranhão mesmo. Até lá mais roubalheiras e esquemas a olhos vistos.

Marcia Oliveira disse...

Anselmo Raposo tem demonstrado que não entende nada de educação básica. Priorizou a PCCS da UEMA, deixando de lado o estatuto do educador que contempla os profissionais da educação básica. Agora, libera os alunos do ensino médio por uma semana - próximo ao ENEM - prejudicando ainda mais o pano letivo que já está atrasado em decorrência da grave passada.
Quanto a política de formação continuada,está não deverá ocorrer apenas para justificar aplicações de recursos liberados pelo MEC mas deve um processo pois não se capacita professor - ou qualquer profissional - em uma semana, principalmente nesses condições.